Início / Featured / Marinha tem novo Superintendente do Material. António Coelho Cândido

Marinha tem novo Superintendente do Material. António Coelho Cândido

O Contra-Almirante António Coelho Cândido tomou hoje, 5 de Julho, posse como Superintendente do Material. A cerimónia realizou-se na Casa da Balança, em Lisboa, e foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante António Mendes Calado.

O Contra-Almirante António Coelho Cândido nasceu em 1961 e ingressou na Escola Naval em 1978. Após a conclusão do curso na Escola Naval, iniciou a sua carreira como oficial imediato do navio patrulha Cuanza e, depois de concluir a especialização em Electrotecnia, exerceu o cargo de chefe do serviço de armas e electrónica, na fragata Roberto Ivens.

Entre 1989 e 1990 frequentou, nos EUA, cursos dos sistemas de armas das fragatas classe Vasco da Gama, tendo estado embarcado na Álvares Cabral (1991/1994) e na Vasco da Gama (1996/1998).

De 1999 a 2001 comandou a corveta João Roby, tendo neste período efectuado, entre outras, duas comissões de 4 meses na Zona Marítima dos Açores e uma missão de fiscalização no Atlântico Norte, no âmbito da North East Atlantic Fisheries Commission.

Chefe do Serviço de Armas e Electrónica

Em terra foi Chefe do Serviço de Armas e Electrónica da Esquadrilha de Escoltas Oceânicos e na Direção de Navios chefiou as Divisões de Sistemas de Detecção e Navegação e de Sistemas de Comunicações, Comando e Controlo.

Em Dezembro de 2003 foi nomeado Adjunto do Capitão do Porto de Lisboa, cargo que ocupou até Março de 2006. Nestas funções acompanhou a implementação dos planos de segurança dos terminais portuários do Porto de Lisboa, no âmbito dos novos requisitos de segurança estabelecidos pela convenção SOLAS.

Comandante da Zona Marítima da Madeira

De Maio de 2006 a Outubro de 2009, desempenhou as funções de Comandante da Zona Marítima da Madeira, Chefe do Departamento Marítimo da Madeira, Capitão do Porto do Funchal, Capitão do Porto de Porto Santo e Comandante Regional e Local da Polícia Marítima.

Em Outubro de 2011, assumiu as funções de Chefe do Departamento Marítimo do Centro, Capitão do Porto de Lisboa e Comandante Regional e Local da Polícia Marítima.

Em Julho de 2014 tomou posse do cargo de Comandante da Zona Marítima dos Açores e Chefe do Departamento Marítimo dos Açores. E em Novembro de 2015 tomou posse como Director-geral do Instituto Hidrográfico.​

Pode aceder ao discurso do Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante António Mendes Calado na tomada de posse do Superintendente do Material aqui.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

D. Dinis Business School tem Pós-Graduação de Agrobusiness

A D. Dinis Business School está a promover uma  Pós-Graduação de Agrobusiness, com início a 15 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.