Início / Featured / Marinha Portuguesa evita acto de pirataria nas águas da Venezuela

Marinha Portuguesa evita acto de pirataria nas águas da Venezuela

O Centro de Operações Marítimas (COMAR)/Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), recebeu hoje, 25 de Setembro, pelas 06:38 horas em Portugal continental, um alerta por parte de dois navios, um navio mercante norueguês e um pesqueiro francês, informando que um navio mercante de bandeira das Ilhas Marshall, fundeado junto à ilha de La Borracha, a Norte de Puerto la Cruz, na Venezuela, se encontrava em perigo iminente, por estar a ser atacado por dois homens armados, oriundos de uma embarcação rápida de pequeno porte (skiff).

​​​De imediato, diz um comunicado da Marinha, o Portuguese Navy Shipping Centre, centro criado para garantir o acompanhamento e aconselhamento da navegação mercante de bandeira nacional, co-instalado com o COMAR/MRCC, informou o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Guanta, em Puerto La Cruz e o Centro de Operações Marítimas de Trinidad e Tobago (país nas Caraíbas).

Piratas abandonaram o navio

“Imediatamente, a Guarda Costeira da Venezuela empenhou duas semi-rígidas com o intuito de desencadear uma operação para evitar a consumação do crime. Com a aproximação da Guarda Costeira, os piratas abandonaram o navio”, acrescenta a Marinha.

Com o objectivo de disseminar este tipo de actividades ilícitas, o Portuguese Navy Shipping Centre difundiu esta informação pelos navios mercantes e de pesca de bandeira nacional que se encontravam na área e pelas agências congéneres que monitorizam o Mar das Caraíbas.

“Realça-se que o sucesso desta acção se deveu à excelente coordenação das entidades envolvidas e à rápida resposta das autoridades locais, que permitiu impedir uma acção mais robusta por parte dos piratas, com perigo para a tripulação embarcada”, salienta o mesmo comunicado.

Centro de excelência na recepção de alarmes

A Marinha realça ainda que o COMAR/MRCC Lisboa “é um centro de excelência na recepção de alarmes de todos os incidentes que envolvam riscos para a segurança marítima e o Portuguese Navy Shipping Centre (co-localizado com o COMAR/MRCC Lisboa) é um centro focado em contribuir para a segurança da navegação mercante, em geral, e em particular, para a segurança dos navios que navegam sob bandeira nacional”.

Esta solução “potencia decisivamente a partilha e o fluxo de informação sobre qualquer incidente marítimo, gerando sinergias entre todos os Centros envolvidos, de que é um excelente exemplo esta acção de cooperação”, diz a Marinha.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.