Início / Agricultura / Marcos Nhunga: “Ministério da Agricultura de Portugal tem sido um parceiro incansável”

Marcos Nhunga: “Ministério da Agricultura de Portugal tem sido um parceiro incansável”

As instalações do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), em Oeiras, acolheram a reunião bilateral entre Portugal e Angola, em que participaram os ministros da Agricultura de ambos os países: Luís Capoulas Santos, ministro das Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural de Portugal, e Marcos Alexandre Nhunga, ministro da Agricultura e das Florestas de Angola.

Os governantes fizeram o ponto de situação da implementação dos protocolos recentemente assinados entre os dois países e analisaram o plano de cooperação bilateral.

O ministro angolano da Agricultura, Marcos Alexandre Nhunga, considerou que “o Ministério da Agricultura de Portugal tem sido um parceiro incansável e indispensável para o desenvolvimento sectorial do país, através da realização de acções de intercâmbio na área da formação que muito têm contribuído para a capacitação das institucionais”.

Marcos Nhunga agradeceu o “empenhamento do ministro Capoulas Santos nesta missão de apoio”, ao mesmo tempo que formulou votos de “o sector privado siga também este exemplo”.

Capoulas disponível para “continuar e aprofundar este processo”

Por sua vez, o ministro da Agricultura de Portugal salientou a disponibilidade do Governo para “continuar e aprofundar este processo”, designadamente através “do cumprimento dos protocolos estabelecidos entre os dois países”, afirmou Luís Capoulas Santos.

O ministro da Agricultura referia-se ao protocolo assinado em Lisboa em Fevereiro de 2017, que estabelece os dois grandes domínios de cooperação, institucional e empresarial, tendo como objectivos a capacitação das instituições dos recursos humanos, a melhoria das condições de produção e o reforço do investimento empresarial recíproco nas áreas da mecanização agrícola, irrigação, armazenamento e conservação, e ao Plano de Acção assinado em Luanda, em Setembro do ano passado, para concretizar os objectivos previamente estabelecidos.

Linhas de cooperação

Tendo sido definido em Setembro, com maior detalhe, as linhas de cooperação para o período de 2019 a 2021, dois meses depois chegavam a Portugal os primeiros estudantes aos Laboratórios Nacionais de referência em Sanidade Animal e Vegetal, no INIAV, onde já concluíram os respectivos cursos.

A Cerimónia Solene de entrega de diplomas teve lugar precisamente ontem, na presença dos ministros dos dois países, que têm já em curso um programa de intercâmbio no domínio da formação, ao abrigo do qual são esperados mais 6 formandos angolanos, técnicos superiores, dentro de poucas semanas.

Os protocolos em vigor assinalam como áreas prioritárias de apoio o projecto de recuperação da capacidade de produção de vacinas para animais; o reforço dos Laboratórios de Referência para as áreas da Saúde Animal, Segurança Alimentar, Sanidade Vegetal e Solos e a formação de Recursos Humanos.

INIAV faz formação

O ministro da Agricultura de Portugal anunciou que está já agendada uma missão para apoio à produção de vacinas, que decorre na próxima semana, e uma missão com uma equipa do INIAV para fazer formação dos Laboratórios de Referência de Angola, no início de Março.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.