Início / Agenda / Março é Mês da Enguia em Salvaterra de Magos

Março é Mês da Enguia em Salvaterra de Magos

Gastronomia, cultura, desporto, passeios de barco no Rio Tejo, exposições, alojamento, casas vinícolas, animação e muito mais. Mais restaurantes aderentes e uma Feira de Artesanato e Produtos Tradicionais de âmbito nacional. Assim vai ser o mês de Março no Concelho de Salvaterra de Magos com a campanha gastronómica Mês da Enguia, organizada pela Câmara Municipal.

De 1 de Março a 1 de Abril, 21 restaurantes (mais dois do que na edição anterior), de várias localidades do Concelho, apresentam um conjunto variado de pratos confeccionados com este peixe do rio.

Menu

Fritas, de ensopado, de caldeirada, enguia grelhada ou de fricassé, molhata ou torricado de enguias, espetada ou à lagareiro. São muitas as sugestões para degustar nos restaurantes aderentes ao longo do mês de Março.

“Temos procurado criar mais produto em torno da gastronomia, fazendo com que, quem nos visita, permaneça mais tempo no nosso Concelho, e um dos pilares dessa promoção é a nossa Feira de Artesanato que este ano, pela primeira vez, atinge uma dimensão nacional”, com a presença de artesãos e produtores de vários pontos do País, explica o presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio.

“Outro dos pilares é a cultura através das exposições permanentes que se encontram patente, ao longo de todo o ano, na Falcoaria Real de Salvaterra de Magos e no Museu “Escaroupim e o Rio” e, durante o mês de Março, com a oferta de cinco novas exposições”, acrescenta.

O Chef Luís Machado lidera a comissão técnica que dá apoio e aconselhamento aos restaurantes aderentes.

Artesanato e produtos tradicionais

A Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais vai funcionar às sextas, sábados e domingos e contará com cerca de uma centena de expositores de artesanato e de produtos tradicionais de âmbito local, regional e agora também nacional.

A Feira apresenta ainda uma vasta programação que passa pela dança, teatro, folclore, marionetas, espectáculos musicais, demonstração de actividades desportivas, stand-up comedy, marchas populares, entre outros.

O evento atingiu na edição do ano passado as 6,5 toneladas de enguias consumidas e espera a visita de milhares de pessoas nos 31 dias de certame. Saiba tudo sobre o Mês da Enguia aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 14 a 20 Outubro 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Milho Grão – Conjuntura semanal Na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.