Início / Agenda / Marcelo Rebelo de Sousa presente no lançamento do primeiro catamarã solar português
Sun Concept CAT12

Marcelo Rebelo de Sousa presente no lançamento do primeiro catamarã solar português

A Sun Concept tornou um sonho realidade e vai apresentar ao público o SunConcept Cat 12.0 a 15 de Junho, em Vilamoura. Um evento que conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e de outras destacadas figuras da sociedade portuguesa.

A cerimónia terá início às 16h30 e dará as boas vindas ao mais recente membro da família de barcos solares da Sun Concept.

O SunConcept Cat 12 é o primeiro catamarã solar construído em Portugal e com capitais 100% nacionais, constituindo uma “alternativa ecológica e económica para o transporte de passageiros, de forma tranquila e extremamente confortável”.

“É um sonho tornado realidade e fruto do trabalho de mais de dois anos de todos os que acreditaram neste projecto inovador e que pode alterar radicalmente a forma como se olha para a indústria naval em Portugal”, conta Manuel Costa Braz, CEO da Sun Concept.

Alternativas de navegação ecológicas

“A Sun Concept tem como missão contribuir, de forma inteligente, para um planeta mais limpo e para combater as alterações climáticas, proporcionando alternativas de navegação ecológicas, eficientes e muito mais económicas”, acrescenta aquele responsável.

“O CAT 12.0 é o corolário de todo este trabalho de investigação e desenvolvimento que, ao longo destes anos, temos levado a cabo na Sun Concept e que colocamos agora ao serviço do mercado”, defende ainda Costa Braz.

Capacidade para 42 passageiros

Ideal para passeios e viagens “inesquecíveis e para usufruir do melhor da natureza”, o CAT 12.0 tem capacidade para levar até 42 passageiros (dependendo da versão) e é bastante espaçoso, versátil e confortável.

Com linhas modernas e sofisticadas e uma grande hidrodinâmica, o CAT.12 tem 12 metros de comprimento e 27,5m2 de área útil de convés, constituindo uma alternativa ideal para “passeios turísticos, festas e eventos, ou apenas para desfrutar de uma grande reunião de amigos”.

“O CAT 12.0 apresenta-se como a alternativa ideal para os operadores turísticos, dado que se trata de um barco com um design atraente, confortável, ecológico e com uma operação muito mais económica do que os barcos tradicionais do seu segmento”, garante Costa Braz.

Fonte de energia: a luz do sol

O CAT 12.0 utiliza como fonte de energia a luz do sol, que é armazenada nos painéis fotovoltaicos existentes no barco. Com o CAT 12.0, é possível navegar a custo zero e ainda beneficiar de uma manutenção 85% mais económica do que nos barcos tradicionais.

O CAT 12.0 destaca-se dos outros barcos da mesma categoria pelas suas linhas que proporcionam uma navegabilidade suave, mesmo a velocidades mais elevadas, garante os responsáveis pela empresa, acrescentando que o espaço amplo e ajustável a várias situações torna-o ideal tanto para uso privado como para eventos turísticos de várias tipologias, sempre com o conforto e a sofisticação como pano de fundo.

Sem gases de efeito de estufa

O CAT 12.0 não consome combustíveis fósseis e não produz gases de efeito de estufa (GEE). Os seus motores eléctricos não derramam óleos nem produzem fumos de escape prejudiciais ao ambiente. O casco, especialmente concebido para impacto mínimo no ecossistema, permite deslizar pelas águas, em perfeita harmonia com a natureza envolvente.

“A versão Cruise, destinada ao uso particular, é um verdadeiro yacht de luxo que alia os aspectos de sustentabilidade e conforto já referidos, à sofisticação tecnológica mais avançada. É claramente uma embarcação para não deixar ninguém indiferente”, refere ainda Costa Braz.

Indústria naval electro solar

A Sun Concept assume-se como uma das líderes mundiais no sector da indústria naval electro solar, desenvolvendo, produzindo e comercializando barcos movidos a energia solar.

Com uma base tecnológica e industrial de desenvolvimento e construção naval em série, a Sun Concept surgiu da consciência ambiental e social de um núcleo de investidores preocupados com a degradação ambiental à escala global.

Sediada e inspirada em terras (águas) algarvias, a Sun Concept tem como principal objectivo produzir embarcações com o menor impacto ambiental, quer ao nível da emissão de Gases com Efeito Estufa (GEE), quer ao nível do ruído e impacto nas margens e fundos marinhos, permitindo aos utilizadores das embarcações gasto zero com combustíveis e evitar a degradação dos ecossistemas, promovendo a harmonização da vida humana, ambiental e animal.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Espanha: Agricultores de Valência fazem manifestação pelos baixos preços das uvas

Os agricultores espanhóis da região de Valência estão preocupados com os baixos preços da uva. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.