Início / Agricultura / Marcelo: Feira Nacional de Agricultura mostra “agricultura moderna e sofisticada”

Marcelo: Feira Nacional de Agricultura mostra “agricultura moderna e sofisticada”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou hoje, 8 de Junho, a 56.ª Feira Nacional de Agricultura/66ª Feira do Ribatejo, evento que decorre até dia 16 de Junho no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e que tem como central a “Vinha e o Vinho”.

Marcelo referiu que o certame tem vindo a evoluir de ano para ano com grande qualidade, nomeadamente a forma como “a organização apresenta no certame uma agricultura moderna, sofisticada e que junta pessoas de todo o País”.

Sector agrícola deu a volta em condições difíceis

O Presidente recordou que “o sector agrícola conseguiu dar a volta em condições difíceis e que os agricultores souberam reorganizar a produção, arranjar novos circuitos de distribuição, exportar mais melhor e produzir com cada vez mais qualidade”.

A decoração na entrada na Feira Nacional de Agricultura também mereceu algumas notas do Presidente da República que enalteceu a forma como foi aproveitado de uma forma simbólica “o peso da cultura do vinho na agricultura nacional, um sector de excelência em Portugal e que é reconhecido a nível mundial”.

Concursos

Durante o 1.º dia, destacaram-se várias actividades equestres como o Desfile de Campinos e Cavaleiros “O Ribatejo na Cidade”, o Concurso de Dressage Nacional e a Prova de Apartação e Condução do Cabresto.

Na área pecuária, a valorização dos efectivos é uma marca da Feira Nacional de Agricultura que foi palco do 7.º Concurso Geral Jovens Reprodutores Ovinos , do 7.º Concurso Nacional Jovens Reprodutores Ille-de-France e do Concurso de Bovinos da Raça Charolesa.

“O Cavalo na História”

“O Cavalo na História” espectáculo equestre que retrata a evolução do cavalo ao longo os tempos na vida civil, no campo, na guerra e no toureio foi o mote para o começo de mais uma noite de animação na Feira. A Mesa da Tortura e a Largada de Toiros antecederam o concerto de José Cid.

Amanhã, dia 9 de Junho, a FNA 19 continua a marcar a agenda política nacional com a visita do primeiro-ministro, António Costa.

Os melhores produtos nas diferentes regiões do País

Paralelamente, o evento vai ser o palco da entrega de prémios “Os Melhores dos Melhores” referentes aos Concursos Nacionais. Estas iniciativas foram realizadas em prova cega e tiveram como objectivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do País, incentivar o seu consumo e promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores.

No Salão Prazer de Provar, realce para o Curso de Iniciação à Prova de Vinhos a decorrer pelas 14h30, assim como para as acções de “Cozinha ao Vivo” com mostras e degustações de produtos como “Enchidos de Almoster”, “Cozinhar com Ervas Aromáticas” ou o Showcooking com Chef Luís Machado e Prova de Vinhos “Encostas de Xira”, entre outros.

No área equestre, o Concurso de Dressage Nacional volta a estar na ordem do dia.

Mundo rural e agrícola

Recorde-se que a feira contempla áreas de referência ao mundo rural e agrícola, com especial destaque para a zona de maquinaria agrícola, a mostra de agro-pecuária, artesanato e gastronomia, o mundo do espectáculo e da promoção dos valores tradicionais, com as típicas largadas de toiros, desfiles e provas de campinos, actividades equestres, música popular e tradicional.

A Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo apresenta-se, assim, como um espaço privilegiado de contactos e negócios, além de constituir uma oportunidade para o lançamento e divulgação de novos produtos, para a promoção de novos serviços e ainda para a partilha de conhecimentos.

“Para os profissionais que pretendem estabelecer negócios e parcerias a Feira é o mais importante ponto de encontro do sector agrícola nacional, indispensável a quem pretende trocar experiências, debater problemas ou reflectir sobre o futuro”, garante a organização.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Capoulas Santos atribui à IACA a Medalha de Honra da Agricultura

O actual Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, , na sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.