Início / Agricultura / Mais de 80% dos europeus aprovam PAC

Mais de 80% dos europeus aprovam PAC

A última sondagem do Eurobarómetro, divulgada hoje, mostra que mais de 80% dos europeus consideram a actual Política Agrícola Comum (PAC) “importante” ou “muito importante” para o crescimento da economia e a criação de emprego. A maioria dos cidadãos europeus aprova também o contributo da PAC para a melhoria das relações comerciais entre a Europa e o resto do mundo (66%) e para o bom funcionamento do mercado único europeu (65%).

Os portugueses inquiridos dão ainda mais impportância (95%) ao investimento nas zonas rurais para a criação de emprego e o crescimento económico. Mais de 9 em cada dez dos europeus (94%), refere também o relatório do Eurobarómetro, sublinham a importância da agricultura e áreas rurais para o seu futuro. Esta percentagem representa uma subida de dois pontos percentuais desde Novembro de 2013, data da publicação do último inquèrito sobre a PAC.

Subsidiar amigos do ambiente

Outras respostas confirmam a tendência de anteriores inquéritos para um crescente interesse nas áreas rurais e na agricultura. A maioria dos europeus consideram que a União deve continuar a pagar aos agricultores que invistam em práticas amigas do ambiente e que mitiguem as alterações climáticas (87%, contra 6% que se opõem).

A sondagem foi levada a cabo pela agência TNS Opinion & Social network, nos 28 Estados Membros, em Outubro de 2015. Os inquéritos foram preenchido na língua de cada país, presencialmente, por 27.822 cidadãos da União Europeia, de diferentes origens e estratos sociais.

A Política Agrícola Comum foi reformulada em 2013, depois de três anos de discussão, orientando-se agora em torno dos eixos da sustentabilidade ambiental e do papel dos agricultores nas cadeias de valor alimentares.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

9º Encontro Nacional pela Justiça Climática realiza-se de 5 a 7 de Abril em Boticas 

Partilhar              O Encontro Nacional pela Justiça Climática (ENJC) está de volta para a sua 9ª edição …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.