Início / Agricultura / Maia livre de glifosato vai testar alternativas à monda química

Maia livre de glifosato vai testar alternativas à monda química

Os serviços públicos da autarquia da Maia já deixaram de usar glifosato, utilizado na monda química, para controle de infestantes nos arruamentos e jardins do concelho. Agora vai testar alternativas à monda química.

Amanhã, dia 16 de Fevereiro, será testada a aplicação de ácido pelargónico, uma substância natural extraída das plantas, e comum na natureza, no Ecocaminho da Maia. A acção decorrerá integrada na inauguração da 2.ª fase deste projecto.

A inauguração do Ecocaminho está agendada para as 10 horas, junto ao antigo apeadeiro de Mandim. Posteriormente, a comitiva presidida pelo edil António da Silva Tiago percorrerá o trilho e testemunhará os testes que serão feitos ao nível da monda biológica.

Soluções alternativas mais ecológicas

A Câmara Municipal da Maia, responsável pela actuação nos jardins públicos, e a Maiambiente, responsável pela limpeza e manutenção dos arruamentos, “estão fortemente empenhadas em encontrar soluções alternativas mais ecológicas, mas também eficazes, que permitam a limpeza dos locais públicos, seja através de monda térmica, mecânica ou biológica”, diz uma nota de imprensa da autarquia presidida por António da Silva Tiago.

Neste momento está já ser aplicada a monda mecânica (corte) e estão também a ser estudados os mecanismos para aplicação da monda térmica. “A aplicação destas medidas, mais ecológicas e amigas do ambiente, necessitam de compreensão por parte da população, pois são menos eficazes e eficientes relativamente à monda química”, acrescenta a mesma nota.

A autarquia salienta ainda que a monda química era utilizada “pontualmente e com concentrações muito baixas, apenas em vias de comunicação públicas (passeios e arruamentos) de forma a garantir a eliminação das ervas daninhas, cumprindo sempre todas as obrigações legais e ambientais, sendo utilizados fitofármacos autorizados pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária para este efeito”.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Centromarca celebra 25 anos a anunciar o Congresso das Marcas

A Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produto de Marca comemora este ano o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.