Início / Agricultura / Madeira: Museu do Vinho e da Vinha comemora 14 anos

Madeira: Museu do Vinho e da Vinha comemora 14 anos

O Museu do Vinho e da Vinha, gerido pela Casa do Povo do Arco de São Jorge, comemorou este domingo o seu 14.º aniversário.

A secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais da Madeira, Rita Andrade, marcou presença nas comemorações e destacou o “dinamismo e empenho de todos os colaboradores da Casa do Povo local”.

Floresta Laurissilva

Foram várias as actividades que preencheram a tarde, tais como projecção de vídeos sobre as actividades do museu, uma palestra sobre as plantas da floresta Laurissilva existentes nos jardins e espaços anexos, entre outras.

A sessão terminou com animação musical dinamizada pelos utentes e colaboradores do Centro de Convívio da Casa do Povo do Arco de São Jorge.

O Museu

O Museu da Vinha e do Vinho está situado no Campo Experimental de Viticultura do Arco de S. Jorge, no concelho de Santana.

O museu pretende ser um espaço vivo e interactivo, é formado pelo edifício, uma antiga adega recuperada onde foram instalados utensílios usados na viticultura, maioritariamente cedidas pela população da localidade, e pelo campo experimental.

Na adega foram recuperados três lagares e numa área adjacente foi criada um espaço para a prova de vários produtos regionais, com destaque para o bolo de mel e várias broas tradicionais.

Ciclos da vinha

Além dos vinhos, lagares e instrumentos utilizados ao longo das décadas para produzir o vinho, o visitante pode observar ao vivo os vários ciclos da vinha, como a poda e tem acesso a uma explicação das características das diferentes castas aqui cultivadas.

Ainda no espaço exterior, poderão usufruir de jardins, arbustos e árvores da Laurissilva e espaços de lazer e repouso que proporcionam um contacto com as riquezas naturais e patrimoniais próprias da freguesia.

O espaço inclui ainda uma loja de doces e tradições, onde o visitante também pode comprar pão caseiro, bolos e broas de mel, arranjos e peças em vime.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

DGAV alerta para vírus do fruto rugoso castanho do tomateiro e pimenteiro

A União Europeia estabeleceu medidas de emergência para o Tomato Brown Rugose Fruit Virus (ToBRFV), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.