Início / Agricultura / Madeira inicia acção de sensibilização em aplicação de fitofarmacêuticos

Madeira inicia acção de sensibilização em aplicação de fitofarmacêuticos

A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas da Madeira tem em curso várias acções de formação sobre a correcta utilização de produtos fitofarmacêuticos. Trata-se de uma iniciativa que irá abranger 5.000 mil agricultores para que fiquem aptos comprar e usar este tipo de produtos.

O agricultor ao frequentar e ter aproveitamento na Acção de Sensibilização em Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos (duração de 4 horas), pode continuar a comprar/aplicar produtos fitofarmacêuticos. Esta habilitação é provisória por 2 anos.

O agricultor, depois de 31 de Dezembro de 2018 só poderá comprar/aplicar produtos fitofarmacêuticos se tiver frequentado e obtido aproveitamento na formação específica (35 horas).

As acções de formação terão lugar em várias freguesias da Região.

Fica dispensado de fazer formação:
– Os utilizadores não profissionais, isto é, o público em geral a quem é permitido manusear e aplicar produtos fitofarmacêuticos em ambiente doméstico (plantas de interior, hortas e jardins familiares), bem como os agricultores de auto-consumo (com explorações com menos de 500 m2) e os detentores de hortas urbanas que apenas utilizem produtos fitofarmacêuticos para uso não profissional.

– O aplicador que tiver formação superior (licenciatura, bacharelato, doutoramento, etc.) na área agrícola ou formação técnico-profissional também na área agrícola fica dispensado da formação e poderá pedir o Cartão de Aplicador de PF directamente nos serviços da Direcção Regional de Agricultura (Núcleo de Produtos Fitofarmacêuticos), para tal terá que apresentar cópia do documento comprovativo da sua habilitação académica.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Estremoz recebe congresso internacional sobre a viticultura romana e inovação

Partilhar              O congresso internacional “Criando narrativas para a viticultura romana: Arqueologia, património, inovação e transferência de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.