Início / Agricultura / Loures Inova desenvolve Ecossistema de Inovação para o Concelho de Loures

Loures Inova desenvolve Ecossistema de Inovação para o Concelho de Loures

O MARL, empresa do Grupo SIMAB, em conjunto com a Câmara Municipal de Loures e a Universidade Nova/Faculdade de Ciência e Tecnologia – Madan Parque de Ciência estão a desenvolver um “Ecossistema de inovação para o Concelho de Loures”.

O “Ecossistema de Inovação para o Concelho de Loures”, visa consolidar a estratégia de desenvolvimento tecnológico no Concelho de Loures, suportado pela criação de infraestruturas de acolhimento e aceleração de projectos junto dos actores locais identificados neste ecossistema, dirigidos aos sectores agro-alimentar, transportes, logística e áreas conexas.

Instalado no MARL, esta plataforma central dos clusters apresentados, constituirá um verdadeiro Market LAb sectorial e irá complementar a sua área de intervenção com novas linhas de acção: incubação/coworking; fablabs; programas de aceleração e capacitação; mentoria, informação e apoio na angariação de financiamento de projectos; integração em redes de parceiros locais, nacionais e internacionais; criação de um ambiente networking, entre outras. Assim e em particular os projectos que virão a ser desenvolvidos no MARL, serão dirigidos aos sectores agro-alimentares, de logística e de transportes.

Características de “cluster”

O Loures Inova, resultante de uma parceria entre a Câmara Municipal de Loures, o MARL e a Universidade Nova/Faculdade de Ciência e Tecnologia – Madan Parque de Ciência, irá operar num parque empresarial com características de “cluster”, com uma forte componente de inovação e empreendedorismo, que aposta no acolhimento e suporte de projectos de base tecnológica.

“Um novo paradigma de actuação, à luz da estratégia para a Europa 2020, permite materializar o posicionamento do concelho de Loures na vanguarda dos territórios: inteligentes, sustentáveis e inclusivos”, diz fonte do Loures Inova.

Este projecto resulta de uma parceria encabeçada pela Câmara Municipal de Loures, MARL – Mercado Abastecedor da Região de Lisboa e a Madan Parque, estando no entanto esta estrutura aberta à participação em rede, de todos os stakeholders, empresas , universidades, entidades públicas e privadas.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Porto de Viana do Castelo cresce 19% na movimentação de mercadorias

O movimento de mercadorias no Porto de Viana do Castelo registou um crescimento de 19% …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.