Início / Featured / Livros: História Curiosa da Medicina de Pedro Gargantilla nas bancas a 15 de Outubro

Livros: História Curiosa da Medicina de Pedro Gargantilla nas bancas a 15 de Outubro

A editora Esfera dos Livros lança, no próximo dia 15 de Outubro, o livro História Curiosa da Medicina de Pedro Gargantilla.

Pedro Gargantilla traz-nos um livro que nos permite perceber que a evolução da Medicina passou, desde a pré-história até aos nossos dias, não só pela pesquisa científica, mas também – e muito – pelo acaso e pela curiosidade.

Do instinto do homem pré-histórico que lambia as suas feridas ou as cauterizava com fogo, até às guerras biológicas, passando pelo ensino da Medicina, as grandes epidemias, os remédios milagrosos, os primeiros hospitais, os médicos mais famosos.

Transfusões sanguíneas

A ingestão indiscriminada de sangue foi a antecessora das transfusões sanguíneas. Uma das descobertas que salvou mais vidas foi a importância da lavagem das mãos por parte de médicos e enfermeiros. Após o naufrágio do Titanic, dois cientistas elaboraram um sistema que emitia sons de alta frequência para detectar a presença de um obstáculo. A evolução do mesmo levou à criação do ecocardiograma.

A cura do escorbuto

O primeiro ensaio clínico foi realizado no século XVIII pelo médico James Lind a bordo do navio Salisbury a 12 doentes com escorbuto. Os dois marinheiros que comeram diariamente duas laranjas e um limão ficaram curados, enquanto os restantes, que receberam outros tratamentos, não melhoraram.

Na Grécia Antiga, Hipócrates considerava que a única forma de saber se uma mulher estava grávida era introduzir uma cebola na vagina e mantê-la lá durante uma noite. Se na manhã seguinte o legume conservasse o seu sabor, isso significava que estava grávida.

A mais antiga cirurgia conhecida é a trepanação, que consistia em fazer um furo em algum dos ossos do crânio para que o espírito maligno que tinha invadido a cabeça do paciente pudesse ser libertado? Estas são apenas algumas das histórias que encontra neste livro que nos revela de que forma a medicina foi evoluindo desde a pré-história até aos nossos dias.

Uma história que nos permite perceber que a evolução da medicina passou, não só pela pesquisa científica, mas também muito pelo acaso e pela curiosidade.

Ficha técnica:

Data de Publicação: 15 de Outubro 2019

Número de páginas: 280

Tipo de Capa: Capa Mole

Autor: Pedro Gargantilla

Editor: A Esfera do Livros

Preço: 19 euros

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Agricultores de Portalegre consideram restrição de apoios agroambientais “absurda”

A AADP — Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre considera um “absurdo” a decisão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.