Início / Featured / Livros: A americana que queria ser rainha de Portugal, nas bancas a 18 de Jjaneiro

Livros: A americana que queria ser rainha de Portugal, nas bancas a 18 de Jjaneiro

A Manuscrito tem um novo livro para apresentar: “A americana que queria ser rainha de Portugal”, da historiadora Ana Anjos Mântua, coordenadora da Casa Museu Anastácio Gonçalves. O livro está à venda a partir de 18 de Janeiro.

“Quando D. Afonso, príncipe real, saiu do automóvel junto ao Paço Real de Sintra naquele ameno dia 8 de Junho de 1908, Nevada Hayes sentiu um calafrio e foi subitamente acometida por um pressentimento: um dia seria sua mulher. Um dia seria rainha de Portugal.”

Nascida no Ohio, Estados Unidos, filha de um merceeiro, cedo percebeu que estava destinada a uma vida melhor. E lutou com todas as suas forças para a conseguir. Trabalhou em Washington e Nova Iorque, casou por amor e por interesse, teve um filho que abandonou, viveu em França, Itália, viajou por países exóticos, divorciou-se duas vezes e viu-se envolvida em vários escândalos. O seu nome fez correr tinta na imprensa, nomeadamente quando conseguiu casar com D. Afonso, apesar da recusa e indignação de D. Manuel, último rei de Portugal, então no exílio em Inglaterra. Tornara-se finalmente duquesa do Porto, princesa de Bragança.

Houve quem a retratasse como uma mulher fria, calculista, mal-educada, mas Ana Anjos Mântua, coordenadora da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, conta-nos a sua história para além do rol dos seus incontáveis defeitos.

Através de uma investigação cuidada, a autora traz-nos um romance empolgante sobre esta extraordinária mulher, que se transformou ao longo da vida para se tornar uma das figuras mais admiradas e faladas pela imprensa internacional e pela aristocracia europeia da época. Morreu a 11 de Janeiro de 1941, viúva do “seu amor” D. Afonso, e depois de ter conseguido reclamar ao Estado Português a herança que considerava sua por direito.

A autora

Ana Anjos Mântua é licenciada em História, variante de História da Arte, e pós-graduada em Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É Coordenadora da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, em Lisboa, desde 2013. Anteriormente desempenhou funções de investigação e curadoria de exposições no Mosteiro dos Jerónimos/Torre de Belém e Museu Nacional do Azulejo.

Em 2004, enquanto técnica superior do IPPAR-Instituto do Património Arquitectónico e Arqueológico, desenvolveu um projecto internacional de salvaguarda do património na Ilha de Moçambique. Tem ainda no currículo uma série de artigos científicos nas áreas do património e do coleccionismo.

americana rainha portugal 02Título: A americana que queria ser rainha de Portugal
Subtítulo: A incrível história de Nevada Hayes, Mulher de D. Afonso, Duque do Porto

Autora: Ana Anjos Mântua
Género: Romance biográfico

Editora: Manuscrito

de Páginas: 252 + 16 páginas de extra-textos
À venda a partir de: 18 Janeiro 2016
P.V. P.: 15,90€

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Açores apoiam empresários das Flores e do Corvo afectados pelo furacão Lorenzo

O Governo dos Açores solicitou à Câmara do Comércio e Indústria da Horta a elaboração …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.