Início / Featured / Livro: Um Homem Livre. O movimento cultural anarquista do começo do século XX

Livro: Um Homem Livre. O movimento cultural anarquista do começo do século XX

O livro de Carlos Moura-Carvalho, “Um homem Livre”, será apresentado na próxima terça-feira, 18 de Setembro, pelas 18h30, na Escola Oficina N. 1, na Graça, em Lisboa.

A obra, que será apresentada por Lídia Jorge e Rui Vieira Nery, aborda a vida de Severino de Carvalho, avô do autor, e a sua influência no movimento cultural anarquista, na transição do século XIX para o século XX.

Criação do Teatro Livre

Um Homem Livre aborda a participação de Severino de Carvalho, bisavô do autor, no movimento cultural anarquista do começo do século XX, em especial na criação do Teatro Livre (1902-08), cujo mote era “Redimir pela Arte, vencer pela Educação”, e na implementação, a partir de 1910, de um modelo de ensino inovador na Escola Oficina n.º 1 na Graça, em Lisboa.

Explorando as semelhanças entre o contexto político, económico, social e cultural e as soluções para a mudança, do começo do século XX com a actualidade, o autor descreve a inspirada estratégia de actuação do movimento anarquista da altura e a enorme coragem e liberdade dos seus membros, que descrentes do sistema, escolheram a cultura como ferramentas para a mudança, com resultados surpreendentes.

Carlos Moura-Carvalho (1967) nasceu em Lisboa, é licenciado em Direito, pós-graduado em Estudos Europeus e em Direito da Sociedade da Informação e trabalha há mais de 20 anos na área da cultura, dos direitos humanos e da propriedade intelectual. Foi advogado, gestor cultural, director geral das artes, administrador da Tóbis Portuguesa, director da Câmara Municipal de Lisboa responsável pelo projecto Alta de Lisboa, membro da Comissão de Classificação de Espectáculos, da Comissão Nacional de Direitos Humanos e de diversas organizações cívicas e movimentos de cidadãos.

Ficha técnica:

Autor: Carlos Moura-Carvalho
Nº Páginas: 160
ISBN: 978-989-622-963-4

Editora: Alêtheia Editores

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores

O Governo Regional dos Açores, através da Lotaçor, lançou hoje, 18 de Outubro, um concurso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.