Início / Agenda / Lisboa recebe Fórum Leite – Produto Nacional de Excelência a 3 de Abril

Lisboa recebe Fórum Leite – Produto Nacional de Excelência a 3 de Abril

A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal e a A Fenalac – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite estão a organizar um Fórum exclusivamente dedicado ao Leite: “Leite – Produto Nacional de Excelência”, com o objectivo de divulgar e promover a imagem do leite e dos produtos lácteos nacionais.

Esta iniciativa vai ter lugar no dia 3 de Abril, pelas 14h30, na sede da Confagri, em Lisboa, e contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, e do secretário de Estado e da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira.

A iniciativa pretende ainda a desmistificação de alguns mitos associados ao consumo de leite.

O peso do sector do leite

O 1º Painel do fórum será subordinado ao tema “O Sector Leiteiro Português – a importância económica e social”, com o secretário-geral da Fenalac, Fernando Cardoso.

Destaque-se que a produção de leite em Portugal representava 707 milhões de euros em 2015, o equivalente a 24% da produção animal e a 10% da produção agrícola. A indústria do leite e lacticínios apresenta um volume de vendas de 1,3 mil milhões de euros, sendo o segmento mais importante (15%) da indústria alimentar.

A criação de emprego directo e indirecto do sector lácteo deverá atingir os 50 mil postos, sendo de realçar que a maior parte estão em zonas rurais altamente carenciadas do ponto de vista económico e social, reforçando assim a importância dos mesmos na fixação das populações.

Mitos e verdades

O nutricionista Pedro Carvalho, convidado do evento, vai falar no 2º Painel sobre “A importância do leite na alimentação – mitos e realidades”.

Pedro Carvalho afirma que “muito poucos alimentos foram alvo de uma campanha tão negativa como o leite tem sido nos últimos anos”. Neste fórum serão abordados os vários mitos que existem em torno do consumo de leite e a falta de fundamento científico de que padecem.

A nova rotulagem

No Painel 3 vai ser apresentado “O novo regime de etiquetagem da origem do leite”, pelo director-Geral da DGAV – Direcção Geral de Alimentação e Veterinária, Fernando D’Almeida Bernardo.

Desde o dia 1 de Janeiro de 2018, entrou em vigor uma nova legislação nacional que obriga à indicação da origem do leite nas embalagens de produtos lácteos, permitindo facilmente ao consumidor a preferência pela produção nacional.

Segundo o Comendador Manuel dos Santos Gomes, presidente da Confagri e da Fenalac, “esta legislação vai permitir a valorização da produção nacional, tanto mais que o consumidor reconhece a qualidade do leite produzido em Portugal. Para além dos benefícios para a saúde, o consumo de leite português contribui de forma relevante para a animação da economia nacional, a criação de emprego e a coesão social e o ambiente, uma vez que esta actividade se desenvolve no meio rural”.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

ANUGA 2019: Água Monchique na maior feira do sector agro-alimentar

A Água Monchique esteve presente naquela que é considerada a maior e mais importante feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.