Início / Agenda / Leslie: Empresas da economia do mar com actividade na área portuária da Figueira da Foz têm apoios

Leslie: Empresas da economia do mar com actividade na área portuária da Figueira da Foz têm apoios

A DRAP Centro —Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro relembra que as empresas da economia do mar com actividade na área portuária da Figueira da Foz têm apoios para cobrir os prejuízos causados pelo furação Leslie.

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, realizou uma visita ao Porto da Figueira da Foz — tanto ao porto de pesca como ao porto comercial — depois da passagem da tempestade Leslie.

Rasto de destruição

Acompanhada pelo secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, e pelo presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, a ministra teve num primeiro momento a oportunidade de ver in loco o rasto de destruição provocado pela tempestade Leslie na zona do porto de pesca, onde ouviu os relatos dos representantes das várias empresas afectadas pela destruição de infraestruturas e pela paragem de produção.

Seguidamente, visitou também a zona do Porto Comercial da Figueira da Foz, acompanhada pelo conselho de administração da APFF – Administração do Porto da Figueira da Foz e por elementos de empresas ligadas à actividade portuária, registando também os danos provocados em equipamento e infra-estruturas.

Calamidade natural

Recorde-se que, reconhecendo a situação ocorrida como calamidade natural, o Conselho de Ministros aprovou um conjunto de medidas de apoio à economia e às empresas, bem como às populações afectadas pelo furacão Leslie.

Perante isto, e dado o cenário “de grande complexidade” que se regista no Porto da Figueira da Foz e em outros locais dos distritos Coimbra, Aveiro e Leiria, a ministra do Mar publicou os Despachos n.º 9991-A/2018 e 9991-B/2018 de 25 de Outubro, que colocam em curso o levantamento dos prejuízos sofridos, tanto pelas empresas da área da economia do mar que desenvolvem a sua actividade na área portuária da Figueira da Foz, como pelas empresas do segmento da produção, transformação e comercialização de produtos da pesca e da aquacultura dos três distritos acima mencionados, elementos essenciais para a definição dos apoios a conceder.

Figueira da Foz foi o concelho mais afectado

Os responsáveis pela autarquia da Figueira da Foz dizem que aquele “foi o concelho mais afectado pela Tempestade Leslie, que assolou a Região Centro do País na noite do passado dia 13 de Outubro”.

O Município tem vindo a disponibilizar informação diversificada sobre as operações de limpeza e recuperação do concelho, bem como dos mecanismos e linhas de apoio criados para minimizar os efeitos da intempérie.

Pode acompanhar todos os comunicados, e ainda consultar o banco de imagens aéreas produzido pelo Serviço de Informação Geográfica municipal após a tempestade, para apoio aos cidadãos no processo de participação de danos às seguradoras, aqui.

A Câmara Municipal da Figueira da Foz está a proceder ao registo dos danos provocados pela Tempestade Leslie em fotografias aéreas, com recurso a drone.

Onde entregar a declaração

A plataforma para apresentação da declaração de prejuízos na área do Mar está já disponível aqui.

Os responsáveis pelo Porto da Figueira da Foz informam ainda que a entrega deste formulário, devidamente preenchido, assim como dos elementos complementares (valores, fotografias), deve ser efectuada até às 18 horas do dia 7 de Novembro, presencialmente ou por envio de e-mail.

Entrega em mão:
Na sede da APFF (Porto da Figueira da Foz)
Avenida de Espanha, 380
Apartado 2007
3081-901 Figueira da Foz
Contacto telefónico: 233 402 910

Envio por correio electrónico para o endereço geral.apff@portofigueiradafoz.pt.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Estremoz recebe congresso internacional sobre a viticultura romana e inovação

Partilhar              O congresso internacional “Criando narrativas para a viticultura romana: Arqueologia, património, inovação e transferência de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.