Início / Agenda / “Lesados pelos Javalis” concentram-se à porta da DRAP Centro a 17 de Abril

“Lesados pelos Javalis” concentram-se à porta da DRAP Centro a 17 de Abril

O que mais se tem ouvido nos últimos tempos é conversas sobre os “lesados do BES”. Pois há outros. Os “lesados dos javalis”. E vão concentrar-se à porta da DRAP Centro — Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, no próximo dia 17 de Abril, a partir das 10h30, em Coimbra.

Provenientes de alguns Concelhos da Região Centro, delegações de “lesados pelos javalis”, e também por veados e corças, vão concentrar-se, na próxima quarta-feira.

Enquadrados pela CNA — Confederação Nacional da Agricultura e as suas filiadas — Adaco — Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra; Balagri — Associação dos Baldios e Agricultores da Região de Viseu; e UADL — União dos Agricultores do Distrito de Leiria — os agricultores lesados vão “protestar contra a situação e reclamar”, ao ICNF — Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, ao Ministério da Agricultura e ao Governo, “bem como a outros órgãos de soberania, indemnizações e outras medidas urgentes para acudir ao grave problema dos prejuízos provocados à agricultura – em culturas como hortícolas, milharais, outros cereais, pomares, olival, vinhas, soitos, mesmo floresta nova”.

Prejuízos avultados

Segundo um comunicado da CNA, “são avultados e consecutivos tais prejuízos em especial provocados por javalis, e nalguns casos, também por veados e corças. As populações desses animais estão fora de controlo em extensas Regiões”.

Muitos pequenos e médios agricultores, bastante “castigados” por essas “pragas”, assumem que “não podem continuar a (tentar…) produzir, o que também implica a redução da produção agrícola regional e nacional”, acrescenta o mesmo comunicado.

Acresce que “há o perigo real de se precipitarem problemas graves com a (falta de) sanidade destes animais, com especial destaque para a peste suína africana. Perante uma situação descontrolada, o ICNF, o Ministério da Agricultura e o Governo, têm que intervir para a sua correcção, a todos os níveis e âmbitos”, realça a direcção da CNA.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

BPI e John Deere renovam parceria para financiamento de máquinas agrícolas

A parceria apoiou, nos últimos cinco anos, a aquisição de 1.734 tractores, num montante global …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.