Início / Agricultura / Ksar Max, o novo fungicida para macieira e pereira

Ksar Max, o novo fungicida para macieira e pereira

Ksar Max é o novo fungicida da Sapec Agro Portugal, que obteve recentemente a autorização de venda nº 0761. Este “complementará a nossa (já vasta) gama de fungicidas para fruticultura”, diz fonte institucional da empresa.

O Ksar Max é uma “solução inovadora, com alta eficácia no controlo do pedrado da macieira e da pereira, com uma importante acção secundária sobre o oídio da macieira e a estenfiliose da pereira”, diz a empresa.

A sua principal característica diferenciadora é apresentar em simultâneo três modos de acção: preventivo, curativo e anti-esporulante, o que lhe confere uma “elevada eficácia de controlo em todas as fases de desenvolvimento do fungo. Tal permite uma elevada flexibilidade na escolha do momento de aplicação”, adianta a Sapec Agro.

O Ksar Max apresenta ainda como “mais-valia a sua forma de movimento na planta. Para além do movimento sistémico e translaminar, apresenta ainda a capacidade de, após a aplicação, se redistribuir sob a fase de vapor, garantido um elevado controlo na protecção das folhas e frutos”, diz a mesma fonte.

O novo produto apresenta-se sob a forma de grânulos dispersíveis em água (tecnologia WG Advance), o que “facilita o processo de preparação da calda, tornando-se mais prático, seguro e com claras melhorias nos parâmetros de homogeneidade”, refere a Sapec Agro acrescentando que a elevada eficácia do produto resulta da “elevada sinergia entre as duas substâncias activas presentes nesta formulação. A sua acção em dois mecanismos diferentes do metabolismo do fungo constitui uma boa prática na prevenção de fenómenos de resistência.

Este fungicida tem uma dose de aplicação de 300 g/hectare e deve ser posicionado preventivamente. Por forma a retirar o maior partido possível desta nova ferramenta, embora possa ser utilizada desde o estado fenológico “ponta verde” até ao fim do ciclo, a Sapec Agro recomenda o seu posicionamento nas fases mais sensíveis à ocorrência de infecções e nos períodos onde o risco de infecção seja previsivelmente superior, fundamentalmente a partir da floração.

Ficha Técnica

O Ksar Max é um fungicida sistémico com movimento translaminar, composto por cresoxime-metilo e difenoconazol. O cresoxime-metilo pertence ao grupo químico dos QoI (Quinone outside Inhibitors), actuando ao nível da respiração mitocondrial no complexo III.

É classificado como pertencente ao Grupo 11 do Fungicide Resistance Action Committee (FRAC). O difenoconazol pertence ao grupo químico dos Inibidores da Biossíntese dos Esteróis (IBE) que actuam na demetilação (DMI), classificado no Grupo 3 do FRAC.

O produto tem acção preventiva, curativa e anti-esporulante e está indicado para o controlo de pedrado em macieira e pereira.

Tipo de Produto: Fungicidas
Formulação: Grânulos dispersíveis em água (WG) com 25,0% (p/p) de cresoxime-metilo e 12,5% (p/p) de difenoconazol
Família Química: Estrobilurina e triazol
Número APV: AV 0761

Embalagens:
. 300g
. 3kg

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.