Início / Agenda / Jurados de referência internacional e enólogos nacionais avaliam vinhos no Concurso Vinhos de Portugal

Jurados de referência internacional e enólogos nacionais avaliam vinhos no Concurso Vinhos de Portugal

Especialistas portugueses e internacionais da Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Espanha, EUA, Japão, Noruega, Polónia, Reino Unido, Rússia, Suécia integram o Júri e o Grande Júri da edição de 2016. De 9 a 13 de Maio 25 especialistas internacionais acompanhados por 120 especialistas nacionais marcam presença na edição de 2016 do Concurso Vinhos de Portugal, organizado pela ViniPortugal.

Mais de 145 enólogos e sommeliers provenientes de várias regiões de Portugal e especialistas de vários mercados vão provar 1.350 vinhos nacionais dos 383 produtores inscritos no concurso, números que mostram um grande crescimento face a 2015.

Os especialistas serão recebidos no dia 8 de Maio num jantar a ter lugar na Sala Ogival de Lisboa, no qual estará em destaque uma prova de vinhos de Norte a Sul do País, para dar as boas-vindas a este elenco.

De 9 a 11, em Santarém, decorrerá a 1ª fase do Concurso onde 20 personalidades internacionais e 120 enólogos provarão os 1.350 vinhos inscritos. Entre as referências internacionais estão críticos em representação de 12 países, com “currículos excepcionais, e uma vasta experiência na cultura do vinho”, diz a organização do concurso.

Este júri internacional conta como nomes como Ana Sapungiu e Ronan Sayburn – duas grandes referências no Reino Unido – e Cristina Fischer – jornalista de renome do mercado Alemão que estarão atentos aos melhores sabores do vinho nacional. O elenco deste ano conta ainda com nomes de referência em mercados essenciais para o vinho nacional como Leslie Sbrocco e Paul Lukacs dos EUA, Göran Klintberg da Suécia, Gurvinder Bathia do Canadá e Luiz Horta do Brasil.

Júri com sete especialistas

O Grande Júri, composto por sete especialistas de prestígio, reúne-se nos dias 12 e 13 de Maio na Bairrada para avaliar os finalistas do concurso e classificar os ouros e grande ouros. Os vencedores serão conhecidos a 13 de Maio, num jantar de gala realizado no Buçaco.

Este Grande Júri é constituído por 5 nomes que ditam as tendências mundiais na cultura vitivinícola como Jancis Robinson e Joshua Green, juntamente com Caro Maurer (Alemanha), Dirceu Vianna Junior (Brasil e RU) e Evan Goldstein (EUA), e são um forte sinal do bom momento que os Vinhos de Portugal atravessam.

Bento Amaral e Luís Lopes, que coordena o Grande Júri, serão os dois portugueses que integram este painel de especialistas. “Só o reconhecimento da crescente boa imagem dos Vinhos Portugueses justifica a reunião de tão ilustres e influentes figuras da cena internacional que se deslocam propositadamente ao nosso País para participar neste concurso”, adianta a mesma fonte.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Montalegre: plano municipal de combate à vespa velutina já fez 13 mil capturas

A Câmara Municipal de Montalegre elaborou um Plano Municipal de Combate à Vespa Velutina, também …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.