Início / Agenda / Jornadas Agrícolas do Vale do Sousa, 20 de Julho. Confagri debate PAC pós 2020

Jornadas Agrícolas do Vale do Sousa, 20 de Julho. Confagri debate PAC pós 2020

A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal associa-se à 4.ª edição das Jornadas Agrícolas do Vale do Sousa, uma iniciativa que decorrerá no próximo sábado, dia 20 de Julho, pelas 9h30, na Cooperativa Agrícola de Lousada.

Para além da Cooperativa Agrícola de Lousada, as Jornadas, que se realizam anualmente, envolvem as Cooperativas Agrícolas de Felgueiras, Paredes, Paços de Ferreira e Penafiel. A organização da edição de 2019 é da responsabilidade da Cooperativa anfitriã.

Mais de 3.000 cooperantes

As cinco cooperativas, que abrangem mais de 3.000 cooperantes, onde predominam os pequenos agricultores, juntaram-se com o intuito de sensibilizar para a importância do Cooperativismo na agricultura familiar que marca esta região, fazendo o diagnóstico, ultrapassando os desafios e aproveitando as oportunidades desta actividade no Vale do Sousa de forma mais capacitada.

A abertura das Jornadas está prevista para as 9h30, pela vereadora da Câmara Municipal de Lousada, Cristina Moreira e pela Directora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Carla Alves.

PAC pós 2020

Segue-se, às 10h00, o 1.º Painel, subordinado ao tema Política Agrícola Comum – “PAC pós 2020 – Ponto de Situação”, com moderação de Idalino Leão, administrador da Confagri, intervenção do director-geral do GPP -Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, Eduardo Diniz e comentários de Arlindo Cunha, Professor Universitário e ex-ministro da Agricultura.

Agricultura Tradicional

Às 11h00, é a vez do 2.º painel, com o tema “Agricultura Tradicional”, onde Pedro Moreira, professor da Escola Superior Agrária de Coimbra, fará uma exposição sobre o Milho Regional e Broa, e cuja moderação estará a cargo de Carlos Duarte, Engenheiro Agrónomo.

Ainda no 2.º Painel, será abordada a temática Vinha e Enoturismo, com intervenções de Jorge Sousa Pinto e de Rogério Castro, Professor de Viticultura com a moderação de Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV- Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.

As Jornadas encerram às 12h00, com a presença do presidente da Cooperativa Agrícola de Lousada, Francisco Meireles; do presidente da AGROS, José Capela; do presidente da Confagri, Comendador Manuel dos Santos Gomes, do presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado e do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

O encontro termina com um almoço convívio, às 13 horas, em que estarão em evidência produtos da região do Vale do Sousa, destacando-se a típica broa de milho e os vinhos verdes cooperativos da região.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

APDL promove simulacro de colisão entre barco Rabelo e Navio-Hotel no Douro

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) vai realizar o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.