Início / Agricultura / João Ponte: investir em água é garantir o futuro de um bem valioso para a agricultura

João Ponte: investir em água é garantir o futuro de um bem valioso para a agricultura

O secretário Regional da Agricultura e Florestas, afirmou hoje, 23 de Maio, na Ribeira Grande, em São Miguel, que investir no abastecimento de água é garantir o futuro de um bem insubstituível e de grande valor para a actividade agrícola nos Açores.

“Uma exploração agrícola pode não ter um caminho em boas condições, nem ter acesso a electricidade, neste caso é sempre possível contornar a situação. Contudo, quando se trata de abastecimento de água é impossível pensarmos em ter uma exploração agrícola sem garantir o seu fornecimento”, frisou João Ponte, que falava à margem da assinatura de dois contratos entre a IROA e a Tecnovia Açores para a realização das duas obras de abastecimento de água em Santa Maria e no Pico.

João Ponte salientou que a água é “um bem insubstituível e de grande valor” para o sector agrícola, pelo que tem merecido e vai continuar a merecer todo o empenho do Executivo regional.

Preparar o futuro

“É preciso preparar o futuro, precaver os nossos agricultores de eventuais dificuldades resultantes das alterações climáticas, pois temos tido, cada vez mais, longos períodos sem chuva”, afirmou o titular da pasta da Agricultura, considerando essencial apostar nas obras de captação e armazenamento de água.

Para o secretário Regional, esta situação é mais evidente e expressiva em ilhas como Santa Maria e Pico, que, devido à suas condições naturais e formação geológica, têm maior dificuldade em aceder à água, tanto para a actividade agrícola, como para a população em geral, pelo que “merecem uma atenção especial” do Governo dos Açores, no presente como no futuro.

João Ponte revelou que, no âmbito do próximo quadro comunitário, será necessário criar um incentivo para projectos de investimento que prevejam o aproveitamento de água.

Este ano, o Governo Regional vai investir o valor mais alto valor dos últimos quatro anos em abastecimento de água, ou seja, cerca de 1,6 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 80% do valor médio de investimento realizado nos últimos quatro anos.

Armazenamento de 500 mil metros cúbicos

Relativamente ao abastecimento de água, os Açores dispõem actualmente de uma capacidade de armazenamento de 500 mil metros cúbicos, cerca de 200 postos de distribuição e uma rede com uma extensão superior a 520 quilómetros.

No que se refere à ilha de Santa Maria, o contrato hoje assinado permite avançar com a obra de prolongamento da rede de água no caminho do Facho – Almagreira, no valor de 147 mil euros, com um prazo de execução de quatro meses.

“Esta empreitada vai beneficiar uma área de 92 hectares e beneficiar de forma directa 12 explorações agrícolas”, adiantou João Ponte.

161 explorações agrícolas beneficiadas

No Pico, será realizada a empreitada de equipamento e ligação à rede existente do furo do Cabeço Pequeno, no valor de cerca de 289 mil euros, beneficiando 161 explorações agrícolas, numa área de 210 hectares.

Esta obra prevê a construção de um edifício de apoio ao furo, fornecimento e montagem de equipamentos electromecânicos, construção de conduta de ligação à rede existente e posto de distribuição, execução de ramal de média tensão e posto de transformação.

Considerando que, no concelho da Madalena, o abastecimento de água, quer à população, quer à lavoura, é proveniente na totalidade da bombagem de água subterrânea, cujos furos já se encontram em sobre-exploração, a execução da captação deste furo vai promover uma considerável melhoria na qualidade da água, permitir um descanso dos furos existentes e, consequentemente, a recarga dos respectivos aquíferos.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Agricultores afectados pela tempestade Leslie com apoios garantidos

O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, visitou esta manhã, 15 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.