Início / Agricultura / João Ponte defende: foco da indústria de lacticínios deve ser inovação e mercados

João Ponte defende: foco da indústria de lacticínios deve ser inovação e mercados

O secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores alertou que a aplicação de multas na ilha Terceira pelo excesso de produção de leite é um problema sério para os produtores e representa uma dupla penalização.

Para João Ponte, o facto do preço do leite pago ao produtor na Terceira ser dos mais baixos da Região já representa, por si só, uma forte penalização no rendimento das explorações, pelo que aplicar mais este tipo de multa é um factor acrescido de dificuldade em muitas explorações que se modernizaram e melhoraram a sua eficiência.

Inovação e na procura de novos mercados

O secretário Regional defendeu que o foco das indústrias deve estar centrado na inovação e na procura de novos mercados, por forma a valorizar a produção e poderem pagar melhor aos produtores de leite, e não em penalizar quem ultrapassa os limites de produção.

O governante adiantou que já teve oportunidade de se reunir e transmitir à administração da Lactogal, de que faz parte a Pronicol, que tem uma grande vantagem competitiva por ter no seu grupo uma indústria que transforma leite produzido nos Açores, que está associado à imagem da pastagem e sustentabilidade ambiental, e isso representa uma mais-valia que tem de ser melhor potenciada em termos de valorização da sua produção.

Leite biológico

João Ponte reconheceu, porém, como bons exemplos de inovação deste grupo económico, o caso do leite biológico ou, mais recentemente, a dinâmica comercial à volta do queijo Milhafre.

O secretário Regional, que falava quinta-feira, em São Miguel, à margem da sessão de apresentação do programa POSEI-Açores 2019, salientou ainda que o Governo dos Açores continuará a trabalhar em parceria com a indústria e com as organizações de produtores com vista a uma maior inovação na produção, na procura de novos mercados para assegurar a sustentabilidade do sector leiteiro nos Açores.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Capoulas Santos atribui à IACA a Medalha de Honra da Agricultura

O actual Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, , na sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.