Início / Agricultura / João Ponte assegura que sistema de frio do Matadouro das Flores está a funcionar com normalidade

João Ponte assegura que sistema de frio do Matadouro das Flores está a funcionar com normalidade

O secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores assegurou ontem, 25 de Julho, que as três câmaras de frio do Matadouro da ilha das Flores estão a funcionar com total normalidade, após terem sido este mês recarregadas com gás. “Neste momento, as câmaras estão a funcionar perfeitamente”, afirmou João Ponte, questionado pelos jornalistas sobre uma avaria na rede de frio daquele matadouro.

A 3 de Julho foi detectada uma ruptura na canalização de frio do Matadouro das Flores, com perda de todo o gás do sistema, uma situação que “foi resolvida no dia seguinte, com a reposição de algum gás, através do ‘stock’ existente, o que permitiu ficar com uma câmara de frio a funcionar”, garante um comunicado do Governo Regional dos Açores.

Entretanto, foi solicitado, com carácter de urgência, gás ao continente, que chegou à ilha das Flores a 18 de Julho, tendo de imediato todo o sistema de frio sido recarregado e testado o seu funcionamento.

Adiado abate para exportação

“Esta situação não afectou os abates para consumo local, apenas levou a que fosse adiado um abate destinado à exportação”, frisou João Ponte.

Nos primeiros sete meses deste ano apenas foram realizados dois abates para exportação no Matadouro das Flores, que totalizaram 70 bovinos.

O Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas (IAMA) manteve informada a direcção da Cooperativa União Agrícola Florentina da situação, que “nunca deu nota de ter havido qualquer perda de rendimento por parte dos produtores que iriam abater 35 bovinos para exportação”, adianta a mesma fonte.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.