Início / Agenda / ISQ fala sobre Alentejo Circular no Eco.Financia

ISQ fala sobre Alentejo Circular no Eco.Financia

O ISQ foi convidado a participar no workshop Eco.Financia para apresentar o projecto Alentejo Circular e debater os desafios do sistema financeiro na economia circular, dia 20 de Janeiro, no Fórum Picoas, em Lisboa.

Este é um workshop organizado pelo Ministério do Ambiente em colaboração com o BCSD – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável – e é dirigido às empresas, às instituições de ensino, ao sistema financeiro e ao público em geral.

Risco, portfólio, custo e fluxo de caixa, são algumas das questões sobre as quais depende a transformação do sistema financeiro. A evolução dos modelos tradicionais, assentes na linearidade e no risco, para sistemas circulares onde os activos são preservados e mantidos na economia pelo maior período de tempo é, simultaneamente, um desafio e uma inevitabilidade: os recursos do planeta são finitos.

Este workshop tem como objectivo caracterizar os desafios que se colocam a este sector e partilhar sucessos internacionais e nacionais já alcançados. Frido Kraanen e Jvan Gaffuri são os oradores internacionais confirmados para abordar o papel do sistema financeiro no apoio às empresas que já estão, ou que pretendem, fazer a transição para práticas circulares. Durante a tarde, o Workshop contará com um painel nacional com representantes dos Programas Operacionais do Portugal 2020, representantes de fundos públicos e instituições privadas com eixos de financiamento direccionados à economia circular.

Financiamento à economia circular

O ISQ irá apresentar o projecto Alentejo Circular e participar num debate sobre a experiência regional no apoio à economia circular e questões de acesso a financiamento. O ISQ tem estado activo no que toca a estas questões, não só no âmbito do Alentejo Circular mas também em outros projectos de Economia Circular, pelo que irá partilhar a sua experiência em termos de acesso a financiamento ao nível nacional, internacional e como ambos se comparam.

O projecto Alentejo Circular tem como objectivo sensibilizar e mobilizar os agentes económicos do Alentejo nas fileiras do azeite, vinho e suinicultura para a adopção do modelo da economia circular, procurando promover o interesse e a sensibilização dos agentes para esta temática, empreender uma primeira abordagem às barreiras e oportunidades identificadas e estabelecer as condições de base para a realização de futuros projectos de economia circular nos referidos sectores económicos. O projecto teve início a 1 de Novembro de 2016 e terá uma duração total de dois anos.

O projecto Alentejo Circular constitui uma parceria entre o ISQ e a Universidade de Évora e foi aprovado pela Comissão Directiva do Alentejo 2020.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Nestlé quer aprender com startups e procura projectos na alimentação e saúde

A Nestlé Portugal e a Nova School of Business and Economics lançaram o programa de inovação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *