Início / Mar / Ambiente / IPMA vai fazer marcação de tartarugas marinhas

IPMA vai fazer marcação de tartarugas marinhas

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), em colaboração com o IFREMER (instituto de investigação marinha Francês) e a KELONIA (observatório de tartarugas marinhas sediado na Ilha Reunião, Índico), organizou um workshop sobre marcação de tartarugas marinhas com marcas de satélite.

O workshop foi realizado nas instalações do IPMA-Olhão, e contou com a participação de investigadores e técnicos do IPMA, do IFREMER e da KELONIA. O objectivo foi dar formação aos técnicos e observadores de bordo sobre a colocação destas marcas em tartarugas marinhas.

As tartarugas marinhas são um dos grupos animais mais ameaçados. Com este projecto pretende-se conhecer melhor a estrutura populacional e migrações destas populações no Oceano índico, uma zona de especial importância para estas populações.

As marcas serão colocadas aos longo dos próximos meses por técnicos do IPMA em colaboração com a frota portuguesa de palangre de superfície que opera na região. As marcas comunicam a posição das tartarugas em tempo real através da rede de satélites ARGOS, e permitirão seguir cada tartaruga por um período de até 18 meses.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Ponte de Lima organiza 1.ª Conferência Internacional sobre Sidras e Bebidas do Pomar

O município de Ponte de Lima vai promover a Sidra Talks – 1.ª Conferência Internacional …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.