Início / Mar / Ambiente / Investigadores da Universidade do Porto apresentam tecnologias de resposta a derrames nocivos no mar

Investigadores da Universidade do Porto apresentam tecnologias de resposta a derrames nocivos no mar

O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto e a empresa Action Modulers – Consulting & Technology apresentaram, no passado dia 28 de Abril, um conjunto de novas tecnologias e metodologias que permitem uma resposta imediata e eficaz perante derrames de HNS (Substâncias Perigosas e Nocivas) no Oceano.

A apresentação foi feita durante um workshop destinado, em exclusivo, a representantes de instituições nacionais (agências e autoridades nacionais, locais e regionais, empresas, Universidades, e laboratórios de Estado) no âmbito do projecto europeu Mariner.

O workshop intitulado “Using technology towards a better preparedness to HNS Spills” decorreu nas instalações do CIIMAR, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

O projecto Mariner – “Enhancing HNS preparedness through training and exercising” – tem por objectivo desenvolver novas tecnologias e metodologias que possam melhorar o planeamento e a prontidão da resposta face a derrames de HNS (Hazardous and Noxious Substances) no Oceano. Continuando o trabalho realizado anteriormente pelo projecto Arcopol Platform, o Mariner pretende capitalizar e transformar o conhecimento sobre os HNS em recursos operacionais aplicáveis por entidades de gestão, planeamento e resposta; promover a formação especializada em gestão de derrames e modelação de HNS; potenciar as ferramentas de apoio à decisão e à resposta; e, ainda, promover a consciencialização desta problemática e a transferência e partilha de informação.

O projeto divide-se assim em 4 tarefas principais que englobam:

  • Compilação de conhecimento e facilitação – Compilar a informação já existente no que diz respeito à resposta a derrames de HNS e torná-la acessível e operacional através de uma ferramenta online, simples e gratuitamente acessível.
  • Modelação e impacto ambiental – Elaboração de um modelo melhorado de derrames de HNS, integrado num quadro operacional comum (COP), e disposição de guias transfronteiriços para avaliação do seu impacte ambiental.
  • Produtos de resposta – Desenvolvimento e validação de protocolos de resposta e de equipas a HNS e realização de testes em cenários reais.
  • Formação – Desenvolvimento de uma ferramenta de exercício baseada na Web, com materiais complementares de E-learning contemplando exercícios de avaliação de risco; um pacote de treino em gestão de derrames de HNS e ainda um pacote de treino em modelação de HNS.

O projecto Mariner, co-financiado pela União Europeia no quadro do Mecanismo de Protecção Civil da União Europeia (DG-ECHO), envolve instituições de quatro países europeus e sete parceiros: Espanha – CETMAR (Centro Tecnológico Del Mar; instituição coordenadora do projecto) – Coordenador, INTECMAR (Instituto Tecnolóxico Para o Control do Medio Mariño de Galicia) e Universidade de Vigo; Reino Unido – PHE (Public Health of England); França – CEDRE (Centre de documentation, de recherche et d’expérimentations sur les pollutions accidentelles des eaux); e Portugal – CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental) e AM (Action Modulers). O projeto conta, ainda, com o apoio de um órgão consultivo composto por autoridades e especialistas (na temática) dos países participantes.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Abertas inscrições para Formação Técnica de Cereais

A Anpoc — Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais, o INIAV – …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.