Início / Agricultura / Inter-municipal da Beira Baixa reforça vigilância da floresta com 15 sapadores

Inter-municipal da Beira Baixa reforça vigilância da floresta com 15 sapadores

São três as equipas de sapadores florestais, cada uma com cinco elementos, que reforçam desde 1 de Agosto a vigilância da floresta nos concelhos de Proença-a-Nova, Oleiros e Vila Velha de Ródão, no âmbito de uma candidatura realizada pela Comunidade Inter-municipal da Beira Baixa (CIMBB) à 1ª Brigada de Sapadores Florestais.

Segundo fonte institucional da autarquia de Proença-a-Nova, esta é uma iniciativa promovida pela Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, liderada por Miguel Freitas.

“Os veículos, disponibilizados pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, já estão no terreno, garantindo, nesta primeira fase, mais meios para a prevenção aos incêndios florestais através de vigilância em locais previamente definidos em cada um dos concelhos, em articulação com os Gabinetes Florestais dos respectivos Municípios”, garante a mesma fonte autárquica.

Silvicultura preventiva

Adianta a Câmara Municipal de Proença-a-Nova que, após o período crítico, a brigada de sapadores florestais, constituída pelas três equipas, “irá realizar silvicultura preventiva, essencialmente em rede primária e secundária, trabalho a efectuar em conjunto no âmbito da Comunidade Inter-municipal em todos os seis concelhos”.

Desta forma, através da implementação deste projecto, “assegura-se presença durante todo o ano na floresta de mais 15 sapadores florestais”, afirma a mesma fonte da autarquia.

A CIMBB candidatou-se a uma 2ª Brigada de Sapadores Florestais, constituída por três novas equipas, que realizará a sua actuação nos restantes concelhos da Comunidade Inter-municipal, Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Penamacor, que aguarda aprovação pelo ICNF.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Agricultores afectados pela tempestade Leslie com apoios garantidos

O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, visitou esta manhã, 15 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.