Início / Agricultura / Insecticida da sapec Agro, Blade, tem novas finalidades autorizadas

Insecticida da sapec Agro, Blade, tem novas finalidades autorizadas

A solução Blade, da Sapec Agro, acaba de receber o alargamento de uso para o controlo. Pode assim ser aplicado contra as cochonilhas dos citrinos (laranjeira, limoeiro, lima, toranjeira, pomelo e tangerineira), a cochonilha de S. José em prunóideas (pessegueiro, nectarina, amendoeira, cerejeira, ameixeira e damasqueiro e ginjeira); e da mosca branca do tomate em estufa.

O Blade é um insecticida regulador de crescimento de insectos, que actua por contacto e ingestão. Interfere na metamorfose, como mimético da hormona juvenil.

É uma solução constituída por 100 g/L ou 11% (p/p) de piriproxifena. A sua aplicação afecta quer as ninfas, impedindo-as de desenvolver o seu ciclo, quer as fêmeas adultas impedindo a viabilidade das suas posturas.

“Apresenta movimento translaminar, o que lhe confere uma elevada retenção no alvo a tratar, assim como uma superior resistência à lavagem”, diz fonte da Sapec Agro.

O Blade apresenta um perfil ecotoxicológico “muito favorável e uma importante acção secundária sobre lepidópteros e outros insectos picadores-sugadores”, adianta a empresa.

Uma aplicação por campanha

 

Para evitar o desenvolvimento de resistência, a Sapec Agro aconselha a “efectuar no máximo uma aplicação por campanha durante a primeira geração das cochonilhas. Em caso de necessidade de novo tratamento, utilizar produtos com diferentes modos de acção”.

Quanto ao volume de calda: 700-1000 L/ha em pessegueiro, nectarina, ameixeira, cerejeira, damasqueiro, ginjeira e amendoeira. 1000 L/ha em macieira e pereira. 1000 a 1500 L/ha em citrinos e tomateiro.

Para protecção dos organismos aquáticos, “respeitar uma zona não pulverizada em relação ás águas de superfície de 20 metros em macieira e pereira. Sempre que possível, utilizar bicos anti-deriva que garantam, pelo menos, 50% de redução no arrastamento da calda durante a aplicação do produto podendo, nesse caso, reduzir a largura da zona não pulverizada para 15 metros”, adianta a Sapec Agro.

A empresa recomenda que se impeça “o acesso a pessoas às áreas tratadas até à secagem do pulverizado”.

Tipo de Produto: Insecticidas
Formulação: Concentrado para emulsão (EC) com 100 g/L ou 11% (p/p) de piriproxifena
Contém Nafta de petróleo (petróleo) aromática leve e 2-etilhexil-S-lactato
Família Química: Derivado de piridina
Número APV/AV: AV 0500

Embalagens:
. 1 L
. 5 L

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Confagri repudia “radicalismo” do Reitor da Universidade de Coimbra. “Matar o mundo rural não é a solução”

“Matar o mundo rural não é a solução”. Quem o diz é a direcção da  …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.