Início / Agenda / Inscrições para sessão sobre flavescência dourada da vinha acabam a 28 de Setembro

Inscrições para sessão sobre flavescência dourada da vinha acabam a 28 de Setembro

O prazo para inscrição na sessão prática de campo (Vinhos Verdes), que decorrerá no âmbito do Workshop “Plataforma de conhecimento Winetwork” termina amanhã, dia 28 de Setembro. Este Workshop realizar-se-á durante a manhã do dia 23 de Outubro em Vila Real e contará, durante a tarde, com uma sessão prática de campo, nos Vinhos Verdes, para contacto com os sintomas da flavescência dourada (FD). Esta sessão de campo terá a colaboração dos técnicos da DRAP Norte – Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, com larga experiência na detecção de videiras infectadas com a FD.

As inscrições devem ser feitas até amanhã através do email advid@advid.pt ou aqui.

Projecto Winetwork

O projecto Winetwork, dinamizado em Portugal pela ADVID – Associação Desenvolvimento da Viticultura Duriense, é um projecto europeu colaborativo (H2020) que visa o intercâmbio e a transferência de conhecimento inovador entre regiões vitícolas europeias, no sentido de fomentar a produtividade e a sustentabilidade do sector vitícola.

Durante 3 anos, onze parceiros de sete países europeus promoveram o intercâmbio de conhecimento sobre duas importantes doenças da vinha: as Doenças do Lenho e a Flavescência Dourada (FD).

O workshop de Outubro vai apresentar e discutir os resultados recolhidos no projecto junto do sector vitivinícola, a nível regional e nacional, bem como para a apresentação das várias ferramentas de disseminação produzidas e que irão ser disponibilizadas oportunamente, no Repositório de Conhecimento, criado para o efeito.

“Tendo em conta o impacto económico da flavescência dourada e das doenças do lenho na sustentabilidade do sector”, um representante da DRAP Norte fará o ponto de situação da FD a nível regional/nacional e a professora Cecília Rego, do Instituto Superior de Agronomia (ISA), falará sobre os factores que conduzem a um maior aparecimento das doenças do lenho, refere fonte institucional da ADVID.

Durante a tarde, realizar-se-à uma sessão prática de campo, nos Vinhos Verdes. A saída para esta sessão prática, far-se-á do Régia Douro Park pelas 13h30, prevendo-se o retorno ao mesmo local pelas 20 horas.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Apormor repudia cortes nos apoios às Medidas Agro-Ambientais e escreve à ministra

A Apormor — Associação de Produtores de Bovinos, Ovinos e Caprinos da Região de Montemor-o-Novo, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.