Início / Agricultura / InovCluster divulga sector agro-alimentar português em Moçambique na FACIM

InovCluster divulga sector agro-alimentar português em Moçambique na FACIM

A InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro, deu início à execução do seu mais recentemente projecto aprovado “AgriExport 4.0”, marcando presença entre os dias 27 de Agosto e 2 de Setembro na 54ª Edição da FACIM – Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Moçambique em Ricatla, Marracuene, nas imediações de Maputo.

A feira, que tem como missão o alargamento do mercado, a promoção do investimento e a potenciação de parcerias, contou com a presença de uma gama alargada de produtos de empresas do sector agro-alimentar português que procuram oportunidades no mercado moçambicano, através da representação da InovCluster.

Portugal com a maior presença estrangeira

O Pavilhão de Portugal, localizado na entrada do Pavilhão internacional da Facim, é a maior presença estrangeira, recebendo a visita das distintas personalidades moçambicanas que visitam a Facim, incluindo o primeiro-ministro, ministro da Indústria e Comércio, ministro das Obras Públicas e Habitação, Governador de Maputo, Secretária Permanente para Marracuene, entre outros.

Ainda no âmbito da realização da Facim, foi realizada a Gala de Prémios Agrobusiness Moçambique 2018 e Gala de Prémios Cooperação Moçambique Portugal e Tektónica Moçambique 2018, onde marcaram presença o secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, o presidente da Aicep, Luís Castro Henriques e o e secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Regional, Miguel Freitas.

Produtos portugueses à prova

No decorrer da feira foi dada a oportunidade aos visitantes, de degustar os produtos representados, tendo estes, feito “as delícias não só do público moçambicano, mas também dos restantes visitantes internacionais no certame”, refere uma nota de imprensa da InovCluster.

Aos mais tradicionais produtos como o bacalhau, o queijo, o azeite, o vinho, o licor de ginja, o presunto e os enchidos, juntaram-se os mais contemporâneos snacks aperitivos premium, as conservas gourmet e os vinagres de mel, “demonstrando todo o potencial e excelência do sector agro-alimentar nacional”, acrescenta a mesma nota.

Reuniões paralelas ao evento

Quanto às reuniões paralelas ao evento, dizem os responsáveis pela InovCluster que “foram de extrema importância pois permitiram um contacto mais próximo com a realidade das empresas no terreno. Este ano destacam-se as reuniões dirigidas à área alimentar e distribuição com os Spar supermercados, supermercados central, Horta Boa, Grupo Terramar, Grupo Taverna, que produziram leads de negócio”.

Tendo o mercado moçambicano uma histórica ligação cultural a Portugal, e estando este numa fase de crescimento e procura de produtos internacionais, a InovCluster identifica este como sendo um mercado com potencial para explorar a receptividade e interesse de exportação para as empresas portuguesas do sector, sendo reflexo do número de oportunidades de negócio identificadas durante a acção.

Pavilhão de Portugal na FACIM organizado pela Fundação AIP

O Pavilhão de Portugal na FACIM foi organizado pela Fundação AIP – Associação Industrial Portuguesa, com o apoio institucional da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

A acção insere-se no âmbito do projecto AgriExport 4.0, uma iniciativa de promoção internacional e de capacitação das PME’s do sector agro-industrial, promovida pela InovCluster e Agrocluster do Ribatejo com o objectivo de promover o aumento das exportações e a visibilidade internacional de Portugal, sendo financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 1.107.168,81 euros, dos quais 941.093 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.