Início / Agricultura / INE prevê queda de 15% na produção de trigo duro e triticale

INE prevê queda de 15% na produção de trigo duro e triticale

O INE estima diminuições de produção de 10% no trigo mole, cevada e aveia e de 15% no trigo duro e triticale.

Explica o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas de Maio de 2019, do Instituto Nacional de Estatística (INE), que as chuvas de Abril foram benéficas para o desenvolvimento das searas dos cereais de sementeira Outono/invernal, particularmente por estes se encontrarem na fase de enchimento do grão.

Centeio mantém produção

Ainda assim, e sobretudo devido à escassa precipitação e às elevadas temperaturas do mês de Março, que provocaram um espigamento precoce, não se registou um total restabelecimento da produtividade potencial, prevendo-se reduções generalizadas nos rendimentos unitários destas culturas (excepto no centeio que, sendo produzido maioritariamente no interior Norte e Centro, não foi sujeito a condições meteorológicas tão adversas).

Abril chuvoso

O mês de Abril caracterizou-se, em termos meteorológicos, como chuvoso. A precipitação média foi cerca de 40% superior à normal (1971-2000), tendo este mês sido o quinto Abril mais chuvoso desde 2000.

No final de Abril, o teor de água no solo, em relação à capacidade de água utilizável pelas plantas, registou um aumento significativo face ao final de Março, principalmente no litoral das regiões Norte e Centro. Na região Sul, em especial no Baixo Alentejo e Algarve, ainda se registaram valores inferiores a 20%.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Empresa sueca procura produtores de drones aéreos e marítimos

Um dos principais fornecedores suecos de soluções de infra-estrutura marítima pretende usar drones operados remotamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.