Início / Agricultura / Industriais de lacticínios criticam acção de Espanha ao leite luso

Industriais de lacticínios criticam acção de Espanha ao leite luso

O director-geral da Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios criticou a “guerrilha comercial” de Espanha ao leite português, sublinhando que o incidente registado na segunda-feira na Galiza poderá conduzir a “retaliações” dos produtores lusos.

“Demarcamo-nos, evidentemente, de acções deste género, mas cumpre-nos alertar para a eventualidade de acontecerem atitudes de retaliação dos produtores portugueses em relação aos camiões carregados de leite provenientes de Espanha que todos os dias circulam em Portugal”, afirma Paulo Leite.

Na noite de segunda-feira, um camião português que transportava leite foi barrado e despejado em Lugo, na Galiza, por produtores locais. Para Paulo Leite, este incidente contribuiu para “inflamar” ainda mais os ânimos dos produtores nacionais.

Segundo a Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL), desde Maio de 2015 que a Polícia Autonómica Galega tem em curso uma campanha de controlo do leite e derivados provenientes exclusivamente de Portugal, “com o pretexto de comprovar a rastreabilidade do leite que chega em camiões cisternas e embalado, para que tanto a origem como o processo de transporte e chegada ao destino cumpram com todos os requisitos legais”.

“Até agora, não foi detectada qualquer anomalia no leite português em termos de saúde pública, de qualidade ou de legalidade”, afirmou Paulo Leite, segundo a Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal, citando a Lusa.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

ANUGA 2019: Água Monchique na maior feira do sector agro-alimentar

A Água Monchique esteve presente naquela que é considerada a maior e mais importante feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.