Início / Economia / Índice de Volume de Negócios nos Serviços desacelera em Janeiro
contas-economia

Índice de Volume de Negócios nos Serviços desacelera em Janeiro

O índice de volume de negócios nos serviços registou, em Janeiro de 2017, uma taxa de variação homóloga de 2,5%, inferior em 5,1 pontos percentuais (p.p.) à observada em Dezembro, divulga o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A secção que mais contribuiu para a variação positiva do índice agregado foi a de Transportes e armazenagem, com uma contribuição de 1,2 p.p., em resultado de uma variação homóloga de 8,0% (8,2% em Dezembro).

A desaceleração do índice agregado é essencialmente explicada pelo desempenho da secção de Comércio por grosso, reparação de veículos automóveis e motociclos, cuja taxa de variação passou de 7,0% em Dezembro para -1,5% em Janeiro.

Comparativamente com o mês anterior, o índice de volume de negócios nos serviços registou uma variação de -2,1% (-1,2% em Dezembro).

Emprego

Por sua vez, o índice de emprego apresentou uma variação homóloga de 3,6% em Janeiro, taxa idêntica à observada no mês anterior.

A variação mensal do índice de emprego passou de -0,6% em Dezembro, para -0,8% no mês seguinte (variações de -1,4% em Dezembro de 2015 e de -0,8% em Janeiro de 2016).

Remunerações

Em termos homólogos, o índice de remunerações efectivamente pagas teve uma variação de 4,0%, em Janeiro, inferior em 0.1 p.p. à observada no mês precedente.

Face ao mês anterior, o índice de remunerações nos serviços diminuiu 14,8%, repetindo a taxa de variação verificada em igual período do ano anterior.

O índice de volume de trabalho, medido pelo número de horas trabalhadas ajustado dos efeitos de calendário, apresentou um crescimento homólogo de 1,6% (1,8% em Dezembro).

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

carne venda 01 vaca

DGAV ajuda a fazer códigos nacionais de boas práticas no sector alimentar

As empresas, associações ou outras organizações do sector alimentar podem elaborar Códigos Nacionais de Boas …

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *