Início / Economia / Indicadores de actividade económica e de clima económico estabilizam em Agosto

Indicadores de actividade económica e de clima económico estabilizam em Agosto

O indicador de confiança dos consumidores e o indicador de sentimento económico diminuíram, em Agosto, na Área Euro (AE), divulga o Instituto Nacional de Estatística. No mesmo mês, os preços das matérias-primas e do petróleo apresentaram variações em cadeia de -2,2% e -6,9%, respectivamente (-2,0% e 0,2% em Julho).

Em Portugal, o indicador de actividade económica, disponível até Julho, e o indicador de clima económico, disponível até Agosto, estabilizaram.

O indicador quantitativo do consumo privado acelerou ligeiramente em Julho, reflectindo um contributo positivo da componente de consumo corrente. O indicador de FBCF desacelerou em Julho, verificando-se um contributo negativo da componente de máquinas e equipamentos e um contributo positivo menos expressivo das componentes de construção e de material de transporte.

Exportações e importações

Em termos nominais, as exportações e importações de bens apresentaram, respectivamente, variações homólogas de 0,5% e 5,9% em Julho (0,9% e 6,5% em Junho, pela mesma ordem).

Considerando a actividade económica na perspectiva da produção, verificou-se, em termos nominais, uma diminuição na indústria e um abrandamento nos serviços. Em termos reais, o índice de produção da indústria registou uma diminuição mais expressiva, enquanto o índice de produção da construção apresentou um crescimento ligeiramente mais intenso.

Taxa de desemprego nos 6,5% em Julho

De acordo com as estimativas mensais do Inquérito ao Emprego, a taxa de desemprego (15 a 74 anos), ajustada de sazonalidade, situou-se em 6,5% em Julho, o que compara com 6,6% em Abril e com 6,8% há um ano atrás. A estimativa da população empregada (15 a 74 anos), também ajustada de sazonalidade, registou um crescimento homólogo de 0,7% (0,3% em Junho) e um aumento em cadeia de 0,2% (diminuição de 0,1% no mês anterior).

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) apresentou uma variação homóloga de -0,1% em Agosto (-0,3% em Julho), observando-se uma taxa de variação de -0,7% na componente de bens (variação idêntica no mês anterior) e de 0,8% na de serviços (0,3% no mês precedente).

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Navigator sensibiliza crianças em Aveiro para a importância da floresta

A The Navigator Company, no âmbito do projecto “Dá a Mão à Floresta”, levará a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.