Início / Agricultura / Incrível! Aprenda a fazer adubo com borra de café para a sua horta

Incrível! Aprenda a fazer adubo com borra de café para a sua horta

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola

Adubos caseiros para a horta: borras de café

O adubo com borra de café  é uma excelente fonte de azoto incrível para as plantas, e pode ser utilizado como adubo caseiro de diversas formas, sendo na maior parte dos casos, utilizadas directamente em volta das plantas da sua horta ou misturá-las em canteiros ou vasos que tiver em sua casa.

Pode também fazer um fertilizante líquido à base de borras de café, diluindo para o efeito, 100 a 150 gramas de borras de café  para uma quantidade de  dez litros de água. Caso não queira fazer um fertilizante líquido, pode optar por adicionar as borras de café directamente à sua pilha de compostagem.

adubo de borras de café na horta

Borras de café para combater as pragas da sua horta

Sabia por exemplo que certas pragas da sua horta não gostam de cafeína, com por exemplo caracóis e lesmas? Embora este fertilizante caseiro na maior parte dos casos não mate estas pragas, actua como um excelente repelente das mesmas.

É importante também ter em atenção que as borras de café são caracterizadas por serem ácidas, e dependendo do tipo de solo, pode ter de adicionar cinzas, folhas ou serrim para ajustar o pH do mesmo.

adubo de borras de café na horta

Alguns cuidados de deve ter ao adicionar à sua horta

Deve ter também em atenção que as  borras de café  não devem ser  depositadas directamente sobre o solo sem serem  misturadas com outros adubos orgânicos ou misturadas com o solo. Caso contrário, as borras de café  irão aturar de forma  negativa e não vão fertilizará a terra, acabando por retirar azoto do solo para que se consigam decompor e promovendo até o aparecimento de fungos e doenças.

Deve usar as borras de café misturas com outros fertilizantes naturais bem triturados tais como: restos de frutas e legumes, aparas de relva, cascas de ovo, entre outros.
Deve ir mexendo esta mistura de adubos frequentemente, promovendo a homogeneização do composto, tornando-a um bom adubo.

Fique a conhecer algumas formas de utilizar as borras de café na sua horta, um excelente adubo para ser utilizado em agricultura biológica. Veja como reutilizar as borras de café!

adubo de borras de café na horta

1- Utilize as borras como adubo para a sua horta

Pode utilizar as borras de café como adubo líquido ou sólido.

Receita para utilizar as borras de café como adubo liquido: coloque as borras de café em um recipiente (250 gramas para 10 litros de água), misture a solução  e deixe-a repousar por 24 horas. Após esse período, coe esta mistura e utilize um pulverizador para “borrifar” as suas plantas.

Receita para utilizar as borras de café como adubo sólido: para fazer este adubo misture as borras do café com um pouco de água até forma um adubo com alguma consistência e espalhe-o  pelo solo o mais próximo possível das suas culturas. Faça esta adubação pelo menos uma vez por semana para melhores resultados. O adubo à base de borras de café pode dar uma boa contribuição para garantir um bom  crescimento, floração e frutificação das suas plantas.

adubo de borras de café na horta

2 – Borras de café: um óptimo fungicida para as suas plantas

Para utilizar as borras de café como  fungicida deve em primeiro lugar, deixar as borras de café secar bem ao sol e após a secagem, espalhar  este adubo perto do  pé da plantas da sua horta.

Devido ao facto das borras de café serem um  terem um bom poder de absorver a humidade, principal razão para o aparecimento de fungos prejudiciais às plantas, as borras de  café vão auxiliar no processo de eliminação dos fungos prejudiciais mais comuns.

3 – Utilize as borras de café na  Vermicultura

As borras de café, quando adicionadas em quantidades moderadas à sua caixa de vermicultura, constituirão um óptimo exemplo de “alimento rico em azoto” para as suas minhocas. Experimente!

adubo de borras de café na horta

4 – Adicione borras de café à sua pilha de compostagem

Pode também optar por adicionar as borras de café à sua pilha de compostagem, contribuindo dessa forma para  enriquecer o teor de nutrientes do seu composto final, além de que, contribui para um cheiro menos intenso  no seu compostor.

adubo de borras de café na horta

5 – Adubo com borras de café : mantenha as lesmas e caracóis longe da sua horta

O adubo com borras de  café é um excelente aliado para manter algumas pragas e doenças  longe das plantas da sua horta, especialmente: formigas, lesmas e caracóis.  Tal facto acontece que, devido ao cheiro forte do café e à sua capacidade de se fixar às lesmas e caracóis, irá originar a que as pragas fiquem bem longe da sua horta.

6- Utilize adubo com borras de café para afastar os cães e gatos da sua horta

A maior parte dos gatos e cães gostam de ir à horta para fazer as suas necessidades e as suas “escavações”, danificando as culturas. Se espalhar grãos de café pela sua horta de forma homogénea, vai afastar os seus animais de estimação da sua horta mais facilmente.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Centromarca celebra 25 anos a anunciar o Congresso das Marcas

A Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produto de Marca comemora este ano o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.