Início / Agricultura / Incógnito entre os 10 Melhores do Mundo no Syrah du Monde

Incógnito entre os 10 Melhores do Mundo no Syrah du Monde

A herdade alentejana Cortes de Cima levou mais uma vez Portugal ao Top Ten World’s Best Syrah com o vinho Incógnito 2012. O Syrah du Monde é um concurso internacional que avalia e compara os diferentes Syrah/Shiraz à volta do mundo uns contra os outros.

A primeira vez em que Portugal entrou nesta lista exclusiva da Worlds Top Syrah foi em 2012 através do vinho Homenagem a Hans Christian Andersen 2009. Até à data, os varietais Syrah da Cortes de Cima já arrecadaram 4 Medalhas de Ouro e 2 Top Ten nesta competição organizada pelos Oenologues de France.

A Cortes de Cima é uma propriedade da familiar, com vinha e olival, localizada perto de Vidigueira no Alentejo, liderada pelo viticultor e enólogo dinamarquês Hans Jørgensen.

O monte, situado na colina com vistas extensivas sobre a vinha, tem sido a casa da família Jørgensen desde 1988. A tem uma área de 365 hectares: 130 ha de vinha, 50 ha de olival, 50 ha de sobreiros e 100 ha de cereais. Foi construída uma barragem para satisfazer as necessidades de rega.

Incógnito

Segundo fonte institucional do produtor, o misterioso nome Incógnito 2012 refere-se à época em que a casta Syrah não era permitida no Alentejo. “Em 1991, fomos os primeiros a plantar Syrah no Alentejo, com enxertos seleccionados da casta do Sul do Ródano. Hoje, a nossa gama consiste em três diferentes varietais 100% Syrah. O nosso vinho de mesa mais popular é o Cortes de Cima Syrah, que é engarrafado todos os anos. Em seguida, subimos, tanto em concentração como em qualidade, para a gama média – Homenagem a Hans Christian Andersen, engarrafado em quase todas as vindimas. No topo, temos o nosso Incógnito, que apenas é engarrafado em anos excepcionais”, diz a mesma fonte.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

9º Encontro Nacional pela Justiça Climática realiza-se de 5 a 7 de Abril em Boticas 

Partilhar              O Encontro Nacional pela Justiça Climática (ENJC) está de volta para a sua 9ª edição …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.