Início / Apoios e Oportunidades / IFC e Sofid juntam esforços no apoio ao sector do turismo na África lusófona

IFC e Sofid juntam esforços no apoio ao sector do turismo na África lusófona

O IFC, membro do Banco Mundial, e a Sofid – Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento acordaram em colaborar no apoio a investimentos sustentáveis no sector do turismo em países emergentes, como forma de potenciar o crescimento e criação de emprego.

No âmbito do Memorando de Entendimento assinado durante o evento “Dias das Multilaterais” em Lisboa, o IFC e a Sofid comprometem-se a analisar oportunidades de investimento do sector privado para projectos de turismo nos países africanos lusófonos, com um foco inicial em São Tomé e Príncipe.

Programa Revive

O Memorando associa-se à internacionalização do programa Revive para os países lusófonos africanos. O programa Revive foi lançado pelo Governo português com o objectivo de promover o restauro do património público português com interesse cultural, histórico e arquitectónico e permitir a sua utilização para actividades de turismo.

“A Sofid apoia vários projectos ligados ao turismo”, declarou Marta Mariz, CEO da Sociedade. “Acreditamos no impacto deste sector, nomeadamente na criação de emprego e na cadeia de fornecimento local. O Revive é uma oportunidade para aliar este impacto à preservação do património histórico e cultural dos países lusófonos africanos. Estamos pois muito satisfeitos com o significado deste acordo”.

“Estamos muito satisfeitos com o estreitar de relações com a Sofid para o apoio a investimentos privados em mercados emergentes” referiu Sérgio Pimenta, vice-presidente do IFC para África e Médio Oriente. “O turismo pode aportar grande impacto no desenvolvimento: é o segundo maior criador de emprego e pode aumentar a inclusão e emprego e gerar contribuições fiscais significativas para os governos”.

A Sofid

A Sofid é a instituição financeira de desenvolvimento portuguesa que em articulação com os objectivos e estratégia do Estado português em matéria de cooperação para o desenvolvimento e internacionalização da economia visa contribuir para o crescimento sustentável de países emergentes e em desenvolvimento.

A Sofid tem por objectivo o financiamento de projectos de investimento privado em países em desenvolvimento.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.