Início / Agenda / Idanha-a-Nova: Feira Raiana arranca com Miguel Freitas

Idanha-a-Nova: Feira Raiana arranca com Miguel Freitas

O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, preside hoje, 17 de Juljo, às 18 horas, à Sessão de Abertura da XXIII Edição da Feira Raiana, uma iniciativa do Município de Idanha-a-Nova, do Ayuntamiento de Moraleja e do Centro Municipal Cultura e Desenvolvimento.

A Feira Raiana decorre de 17 a 21 de Julho, em Idanha-a-Nova, e nesta edição associa a habitual temática “Produtos da Terra” ao facto de este ter sido o primeiro município português a integrar a Rede Internacional de Bio-Regiões.

Cooperação com Espanha

Organizada alternadamente pelo Município de Idanha-a-Nova e pelo Ayuntamiento de Moraleja, a Feira Raiana possui um papel dinamizador para a economia local, enquanto mostra dos sectores agrícola, animal, agro-alimentar, florestal, turístico e cultural, representando um pólo de cooperação transfronteiriça e de progressiva integração das realidades sócio-económicas das duas regiões, que se tocam nesta zona da fronteira de Portugal e Espanha – a Beira Baixa e a Extremadura.

“No momento actual, a opinião pública está especialmente sensibilizada para a sustentabilidade, para a valorização dos produtos endógenos de qualidade DOP, biológicos, bio-dinâmicos, naturais, entre outros. Assim, a Feira Raiana é, mais uma vez, uma excelente oportunidade para a promoção dos territórios, dos produtos e dos serviços inovadores e para a expansão de uma economia sustentável”, explica a organização do evento.

Seminários

Durante os seminários que vão decorrer consecutivamente na Feira Raiana, a alimentação e a sustentabilidade serão o principal tema de debate.

O sistema alimentar mundial precisa de uma urgente transição, no sentido da promoção activa de sistemas alimentares territoriais baseados na Agricultura Familiar e na Agroecologia, em modos de produção sustentáveis que promovam a biodiversidade, os conhecimentos tradicionais, as dietas saudáveis, os circuitos curtos de comercialização e a economia circular.

Fórum Internacional Territórios Relevantes para Sistemas Alimentares Sustentáveis

Esta mudança é tanto mais urgente quanto mais se acentuam os impactos das alterações climáticas, que têm atingido também todo o Mundo. Diante deste contexto, vai decorrer o Fórum Internacional Territórios Relevantes para Sistemas Alimentares Sustentáveis (FISAS), que surge como resposta política capaz de articular de forma coerente diversos actores e iniciativas para a promoção da transição para sistemas alimentares sustentáveis no território da CPLP.

Saiba tudo sobre a Feira Raiana aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Escola Superior de Tecnologia de Abrantes debate “Comunicação Autárquica no Panorama Actual”

A Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) está a organizar um encontro para debater …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.