Início / Agricultura / ICNF pede ajuda aos caçadores no Plano de Recuperação da Rola-comum

ICNF pede ajuda aos caçadores no Plano de Recuperação da Rola-comum

O ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas tem em curso um Plano de Recuperação e Conservação da Rola-comum. E pede ajuda aos caçadores. O Instituto quer a asa direita de cada rola caçada.

Tudo porque a rola-comum (Streptopelia turtur) deixou de ser comum. As suas populações estão a diminuir significativamente e “é necessário um esforço conjunto a nível nacional, europeu e até entre continentes para tentar reverter esta situação”, realça fonte do Instituto.

Para isso, o ICNF delineou um Plano (proROLA) que envolve investigação, gestão adaptativa e comunicação. E iniciou já nesta época venatória um conjunto de medidas, concertadas entre várias instituições e entidades, a nível nacional e ibérico.

Mas, reforçam os responsáveis pelo Instituto, para que estas medidas “surtam efeito, precisamos de conhecer melhor e acompanhar a população que acolhemos todos os anos no nosso território”.

Colaboração dos caçadores

O ICNF começou ainda em Agosto a solicitar a colaboração de cada caçador, para recolher nas zonas de caça a asa direita de cada rola caçada.

O protocolo de recolha é simples e, se estiver interessado em colaborar, pode consultar o ficheiro aqui, ficando assim a conhecer os pontos de recolha.

Com a devolução das asas, cada caçador vai ajudar a estabelecer a idade, a estrutura etária da população e a condição física dos animais ao longo da época venatória, assim como ajudar a avaliar o sexo, a origem e a dieta dos animais caçados, com base na análise do ADN e dos constituintes das penas.

Por outro lado, o ICNF pretende assim identificar alguns problemas que estejam a surgir na população ou aferir a sustentabilidade da caça exercida.

“Os seus dados vão juntar-se aos de muitos outros para se compreender melhor a distribuição e rotas migratórias da rola-comum, o período e o sucesso reprodutor, e adequar medidas de gestão”, garante o Instituto.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Capoulas Santos aprova a recuperação de 5 regadios tradicionais na Região Norte

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, homologou os projectos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.