Início / Agenda / ICNF faz demonstração e sensibilização sobre podas de sobreiro e de azinheira

ICNF faz demonstração e sensibilização sobre podas de sobreiro e de azinheira

O ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas vai realizar uma “Demonstração e Sensibilização sobre Podas de Sobreiro e de Azinheira”, no próximo dia 11 de Dezembro, entre as 9h30 e as 13 horas, na Herdade da Coitadinha, em Barrancos.

Esta acção decorre no âmbito do Projecto LIFE Montado – Adapt. São parceiros da iniciativa o ICNF, a Associação de Defesa do Património de Mértola, a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva e o Parque de Natureza de Noudar.

Técnicas de poda

A acção de sensibilização tem por objectivo apresentar algumas técnicas de poda, alertando para os cuidados a observar na realização das mesmas.

A formação será ministrada por Pedro Capa (ICNF/DCNF Alentejo) e contará com o apoio da equipa de sapadores florestais de Barrancos.

Sustentabilidade do montado

Explica aquele Instituto que a sustentabilidade do montado depende da aplicação de Boas Práticas de Gestão, que o gestor florestal deve saber utilizar da melhor forma, para garantir a sua rentabilidade e permitir a sua permanência.

As podas de formação “são essenciais para a condução das jovens árvores e posterior extracção de cortiça, e não menos importantes são as podas das árvores adultas, tantas vezes realizadas de forma incorrecta, obrigando as árvores a um esforço vegetativo anormal, enfraquecendo-as e conduzindo a uma maior debilidade do arvoredo”, acrescenta a mesma fonte.

Diz ainda o ICNF que “a saúde e vitalidade das árvores é essencial para a adaptação do Montado às eminentes alterações climáticas.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, até ao dia 7 de Dezembro para o e-mail anabela.marcelino@icnf.pt.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Vitas lança em Portugal os Innovation Awards Roullier 2020. Candidaturas abertas

A Vitas Portugal informa que os Innovation Awards Roullier 2020 têm candidaturas abertas até às …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.