Início / Agricultura / ICNF avança com estudo sobre população de javalis

ICNF avança com estudo sobre população de javalis

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, decidiu, por Despacho, a elaboração de um estudo sobre a população de javalis em território nacional, que vai ficar a cargo do ICNF. O primeiro relatório deverá estar concluído até ao mês de Setembro.

Segundo o Despacho, o estudo deverá ser elaborado pelo ICNF — Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e destina-se a determinar a “real dimensão e impacto de um alegado aumento da população de javalis e dos eventuais prejuízos daí decorrentes”.

Prejuízos

Relembre-se que, de acordo com um levantamento promovido pela Anpromis – Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo, os prejuízos provocados pelos javalis nas searas de milho dos seus associados, representaram em 2018, “um valor extremamente elevado, a rondar os 985 mil euros”.

Plano de controlo de javalis

O Instituto elaborará ainda, “caso se justifique, um plano de medidas para controlar a população de javalis e minimizar os prejuízos na área agrícola”.

Para além do ICNF, poderão participar no estudo outras entidades que acompanham esta temática, como é o caso das Direcções Regionais de Agricultura e Pescas.

Mais sobre a população de javalis aqui.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

BPI e John Deere renovam parceria para financiamento de máquinas agrícolas

A parceria apoiou, nos últimos cinco anos, a aquisição de 1.734 tractores, num montante global …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.