Início / Empresas / IBM ruma a Faro para a 12ª edição do EX.I.T.E. Camp

IBM ruma a Faro para a 12ª edição do EX.I.T.E. Camp

O EX.I.T.E. Camp 2016 (EXplorar o Interesse pelas Tecnologias e pelas Engenharias), que este ano se realizou em Faro, recebeu 33 jovens participantes com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos, de vários agrupamentos de escolas da cidade algarvia e, uma vez mais, cumpriu o objectivo de formação complementar, no campo das Ciências e Tecnologias.

O EX.I.T.E. é desenvolvido pela IBM desde 1999 em todo o mundo, e desde 2005 em Portugal, com o propósito de motivar jovens raparigas para as áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM), através de várias actividades que procuram potenciar o trabalho em equipa e as relações pessoais, assim como o desenvolvimento de novas capacidades em gestão de projecto, programação e comunicação.

“Para a IBM é com espírito de missão que procuramos contribuir para que um maior número de raparigas, em idades de opção académica e vocacional, desenvolva o interesse por áreas científicas e tecnológicas”, sustentou António Raposo de Lima, presidente da IBM Portugal. “O EX.I.T.E. Camp é uma demonstração da nossa aposta em Portugal, do investimento que continuamos a fazer na Ciência e na Tecnologia e, neste caso, endereçando a disparidade de género nestas áreas, através da aposta nas mulheres portuguesas. Mas também, na promoção do empreendedorismo tão importante para a economia do nosso País”.

“Somos o Futuro!” foi o mote desta 12ª edição em Portugal, que se realizou de 4 a 8 de Julho, no Instituto Superior de Engenharia, da Universidade do Algarve, numa parceria entre a IBM Portugal, a Câmara Municipal de Faro, e esta instituição de ensino superior, com o propósito de tornar a sociedade mais equitativa, e sensibilizando entidades publicas e privadas, e a comunidade em geral, para esta temática.

Entusiasmo das jovens

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro, destacou o entusiasmo das jovens que participaram na iniciativa, demonstrador do interesse e animação com que viveram estes dias, tendo ainda aproveitado para agradecer à IBM e à Universidade do Algarve o facto de terem sido parceiros chave para o seu sucesso. “O Município irá saber retirar desta experiência ensinamentos para que, em Faro, continuem a realizar-se no futuro outras actividades que promovam o gosto dos jovens pelas ciências e pelas engenharias”, referiu ainda.

A cerimónia de encerramento contou ainda com a presença da Embaixatriz dos Estados Unidos em Portugal, Kim Sawyer, sempre muito activa na promoção e apoio a mulheres empreendedoras em Portugal.

“Não há qualquer diferença entre meninas e meninos em relação às suas capacidades em CTEM, mas ainda há uma diferença significativa na exposição que as raparigas têm às áreas das ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Os estereótipos de género muitas vezes impedem as meninas de partilhar as mesmas experiências que os meninos, impedindo-as de atingir o seu pleno potencial nas disciplinas de CTEM e outras que são tradicionalmente consideradas mais de “rapazes”. O EX.I.T.E. Camp da IBM é um ótimo programa para alterar esta realidade de forma a ajudar as jovens mulheres a construirem a sua auto-confiança, e incentivando-as a participar ainda mais nestas áreas. Eu não ficaria admirada se pelo menos uma das líderes da próxima geração, no campo das CTEM, tivesse sido uma das participantes do EX.I.T.E. Camp!”, defendeu Kim Sawyer.

Lego Robotics

Os cinco dias de programa concretizaram-se numa agenda preenchida de actividades, projectos e passatempos lúdicos. De entre os vários momentos ao longo da semana destaca-se, por exemplo, a actividade do “Lego Robotics”, que consistiu na construção e programação de um robô em lego, estimulando o raciocínio e a destreza na montagem de componentes de robótica; “O Palácio do Meu Cão”, que tinha por objectivo construir uma casa de papel, ajudando as raparigas na compreensão dos princípios de gestão; e ainda as visitas ao Centro do Ramalhete, uma infra-estrutura com tanques e aquários para organismos marinhos, da Universidade do Algarve e gerido pelo CCMAR (Centro de Ciências do Mar do Algarve), e ao eLab, um hackerspace gerido por estudantes de Engenharia Eléctrica e Electrónica e antigos alunos da universidade.

A IBM Corporation organiza o programa EX.I.T.E. desde 1999, nos Estados Unidos, Canadá, América Latina, Europa, África e Ásia. O EX.I.T.E. resulta de um esforço da Companhia para promover a inclusão social, dada a interacção entre jovens de origens, hábitos e vivências distintas, e prevenir a info-exclusão – através do contacto com as novas tecnologias -, e tem como objectivo, a médio prazo, contribuir para um cenário mais equilibrado entre o número de homens e de mulheres que escolhem cursos ligados às engenharias e às tecnologias, independentemente do seu contexto social ou económico. De acordo com estudos internos, 85% das raparigas de todo o mundo que participaram nesta iniciativa manifestaram interesse em optar por cursos de cariz mais técnico no momento de ingressar na universidade. Em Portugal, estes números têm reflectido os mesmos resultados.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

GNR apreende 287 quilos de pescado por fuga à lota em Quarteira. Coima até 44.891 euros

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR — Guarda Nacional Republicana, através do Sub-destacamento de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.