Início / Agricultura / IAPMEI lança projecto de Hortas Comunitárias nas suas instalações

IAPMEI lança projecto de Hortas Comunitárias nas suas instalações

O Iapmei – Agência para a Competitividade e Inovação acaba de lançar um projecto de hortas comunitárias para os seus colaboradores nas instalações de Lisboa e do Porto, sediadas em campus com 17 ha e 6 ha respectivamente.

Fomentar a prática da horticultura biológica, promover uma alimentação saudável, potenciar a utilização da compostagem e sensibilizar relativamente às questões dos resíduos, são alguns dos objectivos deste projecto.

Os interessados poderão candidatar-se individualmente ou em conjunto, apenas a um talhão, comunicando o respectivo interesse, indicando a qual das hortas pretendem candidatar-se, a Lisboa (Campus do Lumiar) ou Porto (Campus de Ramalde), e a ordem de preferência dos talhões a que se candidatam.

As candidaturas serão numeradas e ordenadas, de acordo com a ordem de chegada dos emails, e a distribuição dos talhões será efectuada respeitando as preferências dos candidatos até serem ocupados todos os espaços disponíveis. As candidaturas que excedam o número de talhões existentes ficarão em lista de espera até que surjam vagas. Por outro lado, se sobrarem talhões o Iapmei irá envolver também as outras entidades do campus.

Formação inicial

Os utilizadores, que terão formação inicial, não terão qualquer custo associado ao usufruto do talhão e poderão cultivar conjuntos de produtos, tais como vegetais e/ou ervas aromáticas, potenciando as consociações dos produtos de acordo com os princípios da agricultura biológica.

Esta iniciativa enquadra-se numa acção global de melhoria do clima organizacional levada a cabo pela área de recursos humanos do Iapmei, que reúne ainda uma série de iniciativas que englobam eixos como reconhecimento profissional, equilíbrio entre a vida familiar e profissional, desenvolvimento profissional ou valorização pessoal.

No futuro, está projectada a promoção de uma feira para apresentação dos produtos cultivados.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

DGAV alerta para vírus do fruto rugoso castanho do tomateiro e pimenteiro

A União Europeia estabeleceu medidas de emergência para o Tomato Brown Rugose Fruit Virus (ToBRFV), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.