Herbicida Touchdown Premium da Syngenta autorizado em cultura da banana - AGRICULTURA E MAR ACTUAL
Início / Agricultura / Herbicida Touchdown Premium da Syngenta autorizado em cultura da banana

Herbicida Touchdown Premium da Syngenta autorizado em cultura da banana

O herbicida Touchdown Premium da Syngenta recebeu uma extensão de autorização em culturas consideradas menores, nomeadamente para a cultura da banana. Este produto fitofarmacêutico era já recomendado para várias culturas de frutos, assim como para arroz, oliveira, nogueira e pousios.

Segundo a Syngenta, trata-se de um herbicida sistémico, não selectivo, de pós-emergência, indicado para o controlo das infestantes anuais e vivazes. Trata-se de uma solução concentrada com 360 g/L ou 28,3% (p/p) de glifosato sob a forma de sal de amónio.

Relativamente às infestantes das bananeiras, este produto fitofarmacêutico deverá ser aplicado após a sua emergência, quando estas se encontram em crescimento activo. “Durante a aplicação, haverá que ter o cuidado de não atingir as partes verdes da cultura e que a pulverização seja dirigida apenas às infestantes, em apenas uma aplicação, numa dose de 2 a 3 L/hectare”, realça fonte da Direcção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura da Região Autónoma da Madeira.

Elevada solubilidade

A Syngenta explica que o transporte às raízes e aos ápices vegetativos das infestantes bloqueia a produção de alguns aminoácidos essenciais ao seu crescimento e desenvolvimento. A “elevada solubilidade proporcionada pelo sal de amónio de glifosato aliada a uma tecnologia avançada ao nível da formulação – “system4 technology” – maximiza a velocidade e a eficiência da absorção e translocação do produto nas infestantes”, adianta a empresa.

Esta é efectuada em um dia nas infestantes anuais e de 4 dias a 1 semana nas infestantes vivazes. A presença de iões específicos na formulação evita que, em presença de águas “duras”, se verifique a precipitação da substância activa e a consequente redução da sua actividade biológica.

Este herbicida estava já homologado para controlar gramíneas e dicotiledóneas anuais e vivazes, nas seguintes culturas: vinha, macieira, pereira, citrinos, pessegueiro, damasqueiro, ameixeira, cerejeira, figueira, amendoeira, aveleira, nogueira, castanheiro, actinídea (kiwi) e oliveira, marachas dos arrozais, pousios, zonas não cultivadas (estradas, vias férreas, zonas industriais, etc.), e antes da instalação das culturas de cereais, milho, beterraba sacarina, ornamentais e culturas hortícolas em pré-sementeira ou plantação.

Pode consultar a ficha técnica do Touchdown Premium aqui.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

FATACIL arranca a 17 de Agosto em Lagoa. Crédito Agrícola é patrocinador oficial

O Crédito Agrícola renova o seu patrocínio à FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, …

Um comentário

  1. JOAO RODRIGUES

    BOM DIA,ALGUEM SABE A DOSE A ULTILIZAR PARA UM PULVERIZADOR DE 16L

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.