Há 4 novos laboratórios de referência na UE para contaminantes nos alimentos - AGRICULTURA E MAR ACTUAL
Início / Agricultura / Há 4 novos laboratórios de referência na UE para contaminantes nos alimentos

Há 4 novos laboratórios de referência na UE para contaminantes nos alimentos

A Comissão Europeia acaba de aprovar quatro novos laboratórios de referência na UE no domínio dos contaminantes nos alimentos para animais e nos géneros alimentícios. Dois desses laboratórios situam-se na Dinamarca, um nos Países Baixos e outro na Alemanha.

Segundo o Regulamento 2018/192 da Comissão, de 8 de Fevereiro de 2018, os laboratórios de referência da UE são responsáveis, nomeadamente, por fornecer aos laboratórios de referência nacionais informações pormenorizadas sobre os métodos analíticos e por coordenar a aplicação desses métodos.

O Centro Comum de Investigação (JRC) da Comissão Europeia, que acolhe actualmente o laboratório de referência da UE no domínio dos metais pesados nos alimentos para animais e nos géneros alimentícios, o laboratório de referência da UE no domínio dos hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP) e o laboratório de referência da UE no domínio das micotoxinas nos alimentos para animais e nos géneros alimentícios desde 2006, informou a Direcção-Geral da Saúde e da Segurança dos Alimentos que deixará de acolher esses laboratórios de referência da UE a partir de 1 de Janeiro de 2018.

Manter a qualidade

Nestes domínios, diz o Regulamento, a eficácia dos controlos oficiais e de outras actividades de controlo depende da qualidade, uniformidade e fiabilidade dos métodos de análise e resultados analíticos dos laboratórios oficiais, e existe uma necessidade contínua de promover práticas uniformes na utilização de métodos analíticos.

E acrescenta que é necessário manter um laboratório de referência da UE nestes domínios e, por conseguinte, importa designar novos laboratórios de referência da UE. Além disso, dado que desde 2006 foram identificadas novas prioridades no domínio dos metais, do compostos azotados, dos contaminantes derivados da transformação e das toxinas vegetais, é necessário alargar o âmbito das actividades e tarefas dos novos laboratórios de referência da UE a designar.

Pode ler o Regulamento completo aqui.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

FATACIL arranca a 17 de Agosto em Lagoa. Crédito Agrícola é patrocinador oficial

O Crédito Agrícola renova o seu patrocínio à FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, …

2 comentários

  1. Bom dia. Gostava de referir o facto de uma publicação sobre “o que comer à noite para perder peso rapidamente”, que apresenta um ovo, ótimo, adoro ovos, mas quando abro o a publicação aparece um anuncio a um produto medicamentoso. Não vejo qualquer ligação e não encontro o OVO. È caso para perguntar: qual prefere, o ovo ou o medicamento?

    • CarlosCaldeira

      Boa tarde.
      Cara Maria José, não se trata de uma publicação, mas sim de um anúncio.
      A publicidade é a única forma de pagar a quem escreve aqui as notícias.
      O banner está mesmo identificado como publicidade “sponsored by Adnow”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.