Início / Agricultura / Há 172 M€ para promover os produtos agro-alimentares europeus dentro e fora da UE

Há 172 M€ para promover os produtos agro-alimentares europeus dentro e fora da UE

A Comissão Europeia vai disponibilizar fundos no valor de 172,5 milhões de euros, a partir do orçamento agrícola, para promover os produtos agro-alimentares da União Europeia (UE), na Europa e em todo o Mundo.

Durante os próximos três anos, explica um comunicado da Comissão, serão realizadas 79 campanhas, abrangendo uma vasta gama de produtos, como os produtos lácteos, a azeitona e o azeite e os frutos e produtos hortícolas.

O comissário responsável pela Agricultura e o Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, declarou que “a Europa é conhecida em todo o Mundo pela qualidade dos seus produtos alimentares e pelo seu património culinário. Os produtores da UE podem contar com o apoio da Comissão Europeia para os ajudar a dar a conhecer a elevada qualidade dos seus produtos dentro e fora da Europa”.

Abrir novos mercados aos produtos da UE

Phil Hogan acrescentou: “Tenho viajado por vários países do Mundo, como a China, o Japão, o México ou a Colômbia, para abrir novos mercados aos nossos produtos. Estamos perante um grande potencial por explorar“.

Os programas destinam-se a ajudar os produtores do sector agro-alimentar da UE a divulgar a qualidade dos seus produtos, com vista a promover os seus produtos na UE e abrir novos mercados. Centram-se em várias prioridades, como a valorização da qualidade dos alimentos europeus com indicações geográficas ou métodos de produção biológica.

Dos 79 programas aprovados, 48 visam países terceiros. Alguns sectores de produtos também estão representados de forma significativa. Por exemplo, 23 programas são dedicados ao sector das frutas e produtos hortícolas. Outros sectores incluem o queijo e os produtos lácteos.

97 milhões de euros para “programas simples de promoção”

Este ano, foi afectado um montante total de 97 milhões de euros a “programas simples de promoção”, apresentados por uma ou mais organizações proponentes do mesmo Estado-membro.

Um montante adicional de 75,5 milhões de euros financiará “programas multi”, que são apresentados por, pelo menos, duas organizações proponentes de, pelo menos, dois Estados-membros ou por uma ou mais organizações europeias. Os programas seleccionados abrangem candidatos de 19 Estados-Membros.

Para mais informações ver:

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Plataforma de Gestão do Uso Sustentável dos Solos dos Açores recebe 2.280 pedidos de análise. 1.760 boletins emitidos

Partilhar              O secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, informa que a plataforma de Gestão …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.