Início / Featured / Gui Menezes visita Pico Crab Company. Única nos Açores a exportar caranguejo real

Gui Menezes visita Pico Crab Company. Única nos Açores a exportar caranguejo real

A Pico Crab Company é a única empresa dos Açores que se dedica à exportação de caranguejo real, capturado a cerca de 800 metros de profundidade, e à venda de bocas de sapateira. E recebeu ontem, 10 de Julho, a visita do secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes.

O governante, que falava à margem da visita à Pico Crab Company, em São Roque do Pico, afirmou que “interessa acarinhar projectos inovadores com boas práticas de sustentabilidade” na área das pescas.

No último dia da visita estatutária ao Pico, o secretário Regional salientou que este projecto, co-financiado pelo Governo dos Açores e pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), no âmbito dos apoios à transformação dos produtos da pesca e da aquacultura, “tem práticas interessantes de sustentabilidade”.

Cuidados de sustentabilidade

Gui Menezes frisou que, “como em qualquer outra pescaria, é preciso ter cuidados de sustentabilidade”, adiantando, neste sentido, que o Governo dos Açores já dispõe de dados científicos que permitem legislar as capturas máximas sustentáveis daquelas duas espécies, “para o caso de haver outros armadores interessados em fazer esta pescaria noutras ilhas”.

“Esta é uma pescaria que pode ser mais desenvolvida, trazendo rendimento aos pescadores açorianos”, disse.

Investimento de 21 mil euros

Este projecto, num valor de investimento de 21 mil euros, contemplou a adaptação de um armazém a unidade de transformação, bem como a aquisição de equipamento.

“Estes são produtos de alta qualidade e de elevado valor acrescentado”, afirmou, referindo que, no caso das sapateiras, apenas lhes são retiradas as bocas, que depois voltam a crescer, “não pondo, por isso, em causa a sustentabilidade da espécie”.

“Por outro lado, no caso do caranguejo real, apenas os machos são capturados”, acrescentou.

A Pico Crab Company exporta para mercados premium de Hong Kong, Taiwan, Singapura, Malásia, Dubai, Estados Unidos e França.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Último concerto do ano de Cuca Roseta é na Casa da Música e é solidário

A fadista Cuca Roseta juntou-se à Vida Norte e à Casa da Música, no Porto, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.