Início / Apoios e Oportunidades / Gui Menezes: Formação profissional nas pescas é “aposta clara” dos Açores

Gui Menezes: Formação profissional nas pescas é “aposta clara” dos Açores

O secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou que a formação profissional tem sido “uma aposta clara” do Governo dos Açores como ferramenta para a “dignificação da profissão de pescador e para a qualificação das comunidades piscatórias”.

Gui Menezes apontou, neste sentido, os cursos de escolarização (4.º, 6.º e 9.º ano) dos activos da pesca, no âmbito da Rede Valorizar, que resultam de uma parceria entre as Direcções Regionais das Pescas e do Emprego e Qualificação Profissional, os cursos de pescador, de arrais de pesca e de arrais de pesca local, de condução de motores, bem como as formações ligadas à segurança a bordo.

Cursos de escolarização

“Os cursos de escolarização certificaram uma centena e meia de pescadores nas ilhas Terceira e São Miguel, sendo que os cursos de pescador, arrais de pesca e arrais de pesca local abrangeram 545 formandos e permitiram certificar este ano 518 novos profissionais nas nossas ilhas”, frisou o secretário Regional.

O governante falava terça-feira, em São Mateus da Calheta, na cerimónia de entrega de diplomas do curso de formação em Sistema Mundial de Socorro e Segurança Marítima (GMDSS), que abrangeu 21 pescadores terceirenses, no âmbito da visita do Governo à Ilha Terceira.

Investimento de 60 mil euros

Este curso, que correspondeu a um investimento de 60 mil euros, resultou de uma parceria com a Federação das Pescas dos Açores, no âmbito de um protocolo realizado este ano com o Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar, FOR-MAR, e abrangeu, no total, cerca de 70 pescadores de quatro ilhas.

A formação em GMDSS baseia-se num sistema para as comunicações marítimas de Socorro, Urgência e Segurança, tratando-se, principalmente, de comunicações navio-terra, através de serviços de rádio terrestre e por satélite, tendo sempre como premissa as áreas onde as embarcações navegam, estando prevista, ainda este ano, a realização de cursos GMDSS nas ilhas de Santa Maria, Flores, Corvo e São Miguel.

Segurança a bordo

Ainda na área da segurança a bordo, o secretário Regional destacou várias acções formativas, nomeadamente os cursos de primeiros socorros e de combate a incêndios que se realizaram este ano em cinco ilhas e abrangeram cerca de 190 pescadores, bem como a campanha ‘Pesca Segura’, no âmbito da qual foram publicados manuais de primeiros socorros e de combate a incêndios, enquanto recursos técnicos pedagógicos para o apoio à formação e que os pescadores podem ter a bordo.

Gui Menezes reuniu também com membros da Associação de Armadores da Ilha Terceira para debater temas como a fiscalização das actividades da pesca e as necessidades formativas dos profissionais da pesca terceirenses, entre outros.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Agricultores de Portalegre consideram restrição de apoios agroambientais “absurda”

A AADP — Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre considera um “absurdo” a decisão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.