Início / Agricultura / Grupo SIMAB em Belgrado na celebração da campanha Gosto do Meu Mercado

Grupo SIMAB em Belgrado na celebração da campanha Gosto do Meu Mercado

O Grupo SIMAB, que gere a rede pública de mercados abastecedores em Portugal, participa esta quinta-feira, 16 de Maio, em Belgrado (Sérvia), na celebração pública da campanha internacional “Gosto do Meu Mercado”, iniciativa da União Mundial de Mercados (WUWM) que visa potenciar a atractividade destes espaços comerciais, grossistas ou retalhistas.

O evento – uma manifestação pública anual em diferentes mercados associados da campanha “LYLM” (“Love Your Local Market”, no original) – acontece este ano no Mercado Nocturno de Belgrado (Skadarlija Market), apresentando-se como um festival de culinária ao ar-livre, com música e fogo-de-artifício.

Esta celebração, em que se fazem representar as cinco empresas do Grupo SIMAB, enquadra-se, excepcionalmente, na “conferência da Primavera” da União Mundial de Mercados (WUWM), a decorrer desde esta quarta-feira (15) em Belgrado, onde têm igualmente lugar uma reunião ordinária do “board” e uma assembleia geral da WUWM, bem como uma reunião de trabalho do seu Grupo Europeu.

Espaços vivos e dinâmicos

“Como qualquer organização, os mercados têm de ser espaços vivos, dinâmicos, onde se respire vida, capazes de atrair as comunidades; foi com este intuito que surgiu a campanha internacional da WUWM, sob a designação em português de “Gosto do Meu Mercado”; queremos que as populações sintam os mercados como um espaço seu, importante no seu quotidiano e na economia local, regional ou nacional”, justifica Rui Paulo Figueiredo, presidente da SIMAB.

A SIMAB – recorde-se – coordena em Portugal esta campanha internacional, impulsionada desde 2012 pela União Mundial de Mercados Abastecedores e (WUWM) e desde então expandida a mais de 3 mil mercados em mais de 30 países da Europa, América e Ásia.

“Gosto do Meu Mercado”

“Gosto do Meu Mercado” propõe a realização, particularmente durante o mês de maio, de actividades de promoção dos mercados como estruturas essenciais do comércio alimentar das vilas e cidades.

Tendo em conta que os mercados tocam no coração das pessoas, o “slogan” internacional escolhido para as duas últimas edições da campanha faz referência à proximidade dos mercados na sociedade: no teu bairro, na tua rua, na paragem de autocarro… Mercados no Coração!

A campanha – como referido – pretende fortalecer as relações entre clientes, comerciantes e toda a comunidade, valorizando a promoção e a imagem de cada mercado.

Cada mercado participante pode propor e desenvolver as suas próprias iniciativas, utilizando material promocional, que lhe pode ser sugerido pela entidade coordenadora, para cativar mais clientes e reforçar a atractividade.

“Mercados de Lisboa”

Em Portugal, ganha destaque a programação dos “Mercados de Lisboa”, iniciativa da Câmara Municipal, que decorre de 15 a 19 de Maio, na Praça D. Pedro IV (Rossio), e que “traz para a rua os mercados municipais” da cidade.

Em Lisboa, resultado da parceria entre as duas entidades, está igualmente nas ruas uma campanha publicitária que promove os Mercados de Lisboa e a campanha “Gosto do Meu Mercado”.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

3.ª fase da expansão do Terminal XXI avança com investimento privado de 547 M€

O Ministério do Mar, liderado por Ana Paula Vitorino, informa que foi dado mais “um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.