Início / Agenda / Grupo ISQ leva soluções à Ovibeja para transição digital do sector agrícola

Grupo ISQ leva soluções à Ovibeja para transição digital do sector agrícola

A 35ª edição da Ovibeja hoje inaugurada, 27 de Abril, contou com a presença do Grupo ISQ assim como com a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e do ministro da Agricultura, Capoulas dos Santos.

“O ISQ é inovação e representa o futuro”, comentou o Presidente da República na visita ao stand do grupo ISQ, onde estão também empresas participadas do Grupo ISQ como a Labiagro – laboratório Químico e Microbiológico vocacionado para o controlo da qualidade e segurança alimentar – e o CNE – Centro Nacional de Embalagem.

O Grupo ISQ “reforça assim a sua aposta no sector primário que enfrenta grandes desafios tecnológicos, disponibilizando a sua infraestrutura e conhecimento para apoiar a aceleração da transição digital no sector agrícola, o que permitirá aumentar a produtividade, competitividade bem como o desempenho ambiental, contribuindo para uma gestão sustentável e eficiente dos sistemas agro-industriais”, refere o presidente do ISQ, Pedro Matias.

Serviços regulamentares e tecnológicos

Por isso mesmo “colocámos à disposição do sector agro-industrial um leque de serviços regulamentares e tecnológicos nas áreas de solo, matéria vegetal e água, segurança alimentar, embalagens de transporte e contacto alimentar, recursos e resíduos, sistemas e processos, segurança e ambiente e investigação e desenvolvimento e inovação”, comenta José Medina, director de Laboratórios, ISQ.

A transição digital no sector agrícola é irreversível, refere o ISQ. Em causa está a duplicação da produção de alimentos até 2050 para responder ao crescimento exponencial da população, o que implica aumentar o rendimento das culturas sem aumentar a área de produção, reduzir custos de produção e o impacte ambiental promovendo a biodiversidade, diminuir os consumos de água e de energia, não esquecendo as alterações climáticas. Em suma, “garantir a segurança alimentar de uma população em crescimento”, conclui o Presidente do ISQ.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Vitas lança em Portugal os Innovation Awards Roullier 2020. Candidaturas abertas

A Vitas Portugal informa que os Innovation Awards Roullier 2020 têm candidaturas abertas até às …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.